Palco ESG Braztoa no Festuris terá cases de Turismo sustentável; veja programação
Associação promoverá speed talks, reunindo líderes que impulsionam a inteligência territorial no setor

Nos dias 7 e 8 de novembro, a Braztoa será um dos destaques da programação do Festuris 2025. O Palco ESG reunirá nomes, destinos e projetos que buscam redefinir o Turismo a partir da sustentabilidade e da inteligência territorial.
Com curadoria e condução da Braztoa, o SEEDS (Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável) propõe dois dias de speed talks de 15 minutos, em formato dinâmico e conectado à energia da feira. As apresentações, pensadas como pílulas e sementes de inspiração e reflexão, permitirão que os visitantes acompanhem discussões que mostram como o Turismo pode ser um agente real de mudança, promovendo impacto positivo para pessoas, territórios e negócios.
Conheça abaixo a programação prevista:
Sexta-feira, 7 de novembro
A programação abre com o painel “Inspira Mundi – Aprendendo com as Melhores Práticas Internacionais de Turismo”, trazendo o olhar de Richard Alves, Thiago Akira e Daniel Turbox sobre tendências globais dos grandes eventos internacionais que inspiram inovação, competitividade e sustentabilidade.
Na sequência, Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa, apresenta a pesquisa inédita “Reimaginando o Amanhã: Cenários Futuros do Turismo”, estudo que propõe uma reflexão sobre os cenários possíveis do setor até 2035.
O público também poderá conhecer a “Jornada ESG no Turismo”, conduzida por Enzo Arns, da GKS Inteligência Territorial, que apresentará como a metodologia tem apoiado destinos e empreendimentos a integrarem princípios ESG em suas operações e fortalecerem sua maturidade sustentável.
A seguir, António Lacerda, da Agência de Promoção do Turismo do Alentejo, mostra por que o destino é referência internacional em Turismo com alma, tempo e propósito, enquanto Danilo Azevedo, do Sebrae e Polo de Ecoturismo de Bonito, apresenta o case Bonito (MS), que reforça o poder da gestão sustentável na prática, como ferramenta de conservação e prosperidade.
Na sequência, a programação segue com o painel “Resorts Brasil”, que trará reflexões sobre o papel dos grandes empreendimentos hoteleiros na transição para um Turismo mais sustentável. O debate destacará como os resorts podem unir excelência em hospitalidade, eficiência operacional e práticas ESG, fortalecendo sua competitividade e gerando valor ambiental, social e econômico, e transformando esses empreendimentos em exemplos reais de responsabilidade e inovação no setor.
O primeiro dia encerra com o Bloco 1 das apresentações das iniciativas finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2025 (PBS), destacando projetos que inspiram e multiplicam ações de impacto positivo no Turismo brasileiro.
Sábado, 8 de novembro
O segundo dia do SEEDS – Palco ESG Braztoa reforça o papel da sustentabilidade como vetor de inovação e transformação.
O Grupo Oceanic abre a programação compartilhando suas práticas ESG aplicadas ao entretenimento e aos parques temáticos, seguido pelo Parque Olivas, de Gramado, que mostra como o Turismo rural pode gerar transformação social e valorização das comunidades locais.
O painel “XIS de Sustentabilidade: Turismo Sustentável e Regenerativo”, com Priscila Bentes, apresenta um modelo de certificação e gestão que transforma empresas e destinos em agentes de regeneração, multiplicando inovação e impacto positivo.
Após o Bloco 2 das apresentações do PBS 2025, o público será inspirado pelo case internacional da Costa Rica, exemplo mundial de como a sustentabilidade pode se tornar identidade nacional e motor de desenvolvimento.
A GKS Inteligência Territorial retorna com o painel “Destinos Turísticos Inteligentes”, mostrando como inovação, tecnologia e governança podem caminhar juntas com a sustentabilidade para elevar a qualidade de vida e o desempenho dos territórios.
O evento termina com o Bloco 3 do PBS 2025, celebrando iniciativas que desenham um futuro mais responsável e inspirador para o Turismo.
“Estamos vivendo um momento decisivo para o setor. Sustentabilidade não é tendência: é base para o futuro do Turismo e fator essencial de competitividade. Ao reunir diferentes perspectivas e experiências, o SEEDS promove reflexões profundas e aponta caminhos práticos para que destinos e empresas avancem com propósito e responsabilidade”, disse a presidente executiva da Braztoa, Marina Figueiredo.