Filip Calixto   |   12/12/2025 13:31

Braztoa leva premiação e ciclo de debates sobre Turismo sustentável à capital paraense

Prêmio de Sustentabilidade e SEEDS reúnem setor para discutir caminhos do turismo na Amazônia

Divulgação/Braztoa
A programação reuniu representantes do setor de Turismo, comunidades locais, gestores públicos e especialistas, reforçando a centralidade da Amazônia nas discussões sobre sustentabilidade
A programação reuniu representantes do setor de Turismo, comunidades locais, gestores públicos e especialistas, reforçando a centralidade da Amazônia nas discussões sobre sustentabilidade

Belém, no Pará, sediou, no começo desta semana, as atividades do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2025 e do SEEDS – Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável. A programação reuniu representantes do setor de Turismo, comunidades locais, gestores públicos e especialistas, reforçando a centralidade da Amazônia nas discussões sobre sustentabilidade.

A cerimônia do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade ocorreu no Teatro Estação Gasômetro e reconheceu 15 iniciativas vencedoras e duas menções honrosas. Empresas, instituições, parceiros e comunidades locais foram contemplados.

Com o tema especial Amazônia, a edição incorporou critérios voltados à conservação e ao fortalecimento dos territórios amazônicos e inaugurou uma categoria dedicada exclusivamente às comunidades locais, incluindo povos originários, ribeirinhos, quilombolas, caiçaras e iniciativas de turismo de base comunitária. A programação também teve apresentações culturais, desfile com peças feitas a partir de materiais reaproveitados e entrega de troféu criado pelo designer Ronaldo Guedes.

Ainda no dia 8, finalistas e convidados participaram de uma vivência na Ilha do Combu, voltada ao conhecimento de iniciativas locais de turismo sustentável e ao intercâmbio com empreendedores da região, incluindo almoço com produtos regionais.

Divulgação/Braztoa
No dia 9, o SEEDS reuniu especialistas e representantes do setor no Espaço Arena, no Polo de Bioeconomia
No dia 9, o SEEDS reuniu especialistas e representantes do setor no Espaço Arena, no Polo de Bioeconomia

SEEDS discute desafios e oportunidades

No dia 9, o SEEDS reuniu especialistas e representantes do setor no Espaço Arena, no Polo de Bioeconomia. A programação abordou temas estratégicos para o desenvolvimento do turismo no Pará:

  1. Posicionamento e Identidade - o valor da gastronomia como expressão de território, marca e narrativa
    Apresentou o papel da gastronomia paraense na construção da identidade do destino.
  2. Governança e Gestão Sustentável - sustentabilidade como estratégia de gestão territorial.
    Debateu políticas públicas e planejamento integrado.
  3. O Pará em expansão - novos investimentos, estratégia e o cenário turístico do Pará pós-COP30.
    Discutiu diretrizes de desenvolvimento e prioridades para gerar valor às comunidades.
  4. Depois da COP30 - o novo momento do Pará e as oportunidades para o mercado de turismo.
    Examinou caminhos para consolidar produtos, experiências e ampliar a comercialização do destino.

Participaram dos painéis representantes da Embratur, Governo de Belém, Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, Rota da Bioeconomia, Casa do Saulo, Vila Galé Collection Amazônia, CNC, Azul Viagens, Orinter e outros. A mediação foi conduzida pela presidente executiva da Braztoa, Marina Figueiredo, que destacou durante o encontro:

“Belém ainda respirava os reflexos da COP30, e tudo o que realizamos aqui reforça que esse trabalho não pode terminar com a conferência. Grandes encontros inspiram, mas a verdadeira transformação acontece depois, quando as ideias se tornam ações reais e contínuas. Vivemos dias intensos no Pará: celebramos iniciativas que já geram impacto, conhecemos histórias que ainda vão ecoar por muito tempo e fortalecemos conexões com quem acredita que o turismo pode - e deve - ser parte da solução para os desafios da Amazônia"

Marina Figueiredo

Merina completa lembrando que o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade e o SEEDS permitiram a quem participou estar no território e reconhecer quem está construindo diariamente um Turismo que gera valor socioambiental. "O Pará nos recebe em um momento decisivo, e é daqui que reforçamos nosso compromisso de seguir impulsionando a transformação do Turismo brasileiro".

O SEEDS reforçou a integração do Turismo com agendas de clima, bioeconomia, inovação, inclusão social e valorização de povos tradicionais, além do papel do Pará na construção de modelos de desenvolvimento sustentável.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Filip Calixto tem 7481 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes