Da Redação   |   20/03/2018 10:00

Fraudes: como o Turismo pode se proteger?

O CEO da B2e Group, Luiz Matos, comenta o assunto em entrevista exclusiva

Em março, a norma internacional PCI-DSS passou a valer para os associados Iata no Brasil. A medida visa a prevenir fraudes e garantir mais segurança para transações virtuais feitas com cartão de crédito. Isso é o suficiente para a prevenção de fraudes no Turismo? O CEO da B2e Group, Luiz Matos, comenta o assunto em entrevista exclusiva. Confira:

O CEO da B2e Group, Luiz Matos
O CEO da B2e Group, Luiz Matos
Qual o panorama de prevenção a fraudes no mercado de Turismo?
Luiz Matos: Abordar o tema fraudes no segmento de Turismo é algo sério e múltiplo, dado o fraudador adotar diferentes práticas de acordo com o tipo de empresa que irá atacar. Atacar consolidadoras requer estratégias diferentes de uma OTA, que por sua vez é diferente dos ataques em agências corporativas.

Mas de maneira geral, as empresas do segmento estão buscando se preparar para atender o crescimento sem que as perdas oriundas de fraudes cresçam em uma proporção maior que sua receita.

A certificação PCI resolve o problema?
LM: Esta determinação justamente vem de encontro aos altos percentuais de fraude do segmento e à grande exposição de dados de cartão de crédito.

Mas respondendo à pergunta, a Certificação PCI ajuda a impedir a proliferação de dados de cartões no mercado e agrega maior segurança, sim, porém não é a solução total dos problemas de fraudes. Uma consolidadora tem grande parte de sua receita concentrada em vendas faturadas. Neste caso, o PCI tem menor abrangência. Mesmo com a certificação, as agências continuam expostas e precisam adotar ferramentas antifraude para mitigar o risco de não submeter às companhias aéreas operações fraudulentas.

Quando você diz que o fraudador tem diferentes estratégias de acordo com segmento, o que você quer dizer?
LM: Existem nichos diferentes dentro do segmento de Turismo e cada um tem suas particularidades comerciais e operacionais. O Fraudador geralmente se aproveita de vulnerabilidades operacionais para aplicar o golpe. Abaixo um dos tantos exemplos:

Agências consolidadoras e corporativas geralmente são mais focadas em vendas logadas, sejam elas faturadas como nas Consolidadoras ou via cartão de crédito como nas corporativas. Logo, o processo de credenciamento do usuário, suas consolidadas ou empresas, deve receber atenção especial, assim como o acompanhamento das emissões. Travar IP, certificação digital ou obrigar um Token podem ser estratégias adotadas de segurança, porém essas são ações que, dependendo do direcionamento e do modus operandi, podem impactar na atratividade comercial de sua oferta. Também existem maneiras mais “tênues” de agregar segurança e monitoramento sem grande impacto na atividade comercial.

Além disso, existem processos como venda por Call Center, Mobile e APP que demandam estratégias de segurança adicional.

Como prevenir as fraudes?
LM: Partindo da premissa de que a fraude sempre migra de canais mais seguros para canais menos seguros - e que as companhias aéreas têm aumentado o investimento na segurança em seus canais de venda próprios - é fundamental que o segmento de Turismo se proteja e adote estratégias de prevenção a fraudes. O discurso “assinatura em arquivo” não protege as agências, operadoras e consolidadoras das perdas oriundas de fraudes realizadas em maquinetas próprias ou nas maquinetas das companhias aéreas. O repasse da perda financeira é inevitável.

Portanto, a adoção de uma boa ferramenta especialista no segmento de Turismo é fundamental para proteger as vendas faturadas e on-line em todos os canais de vendas. Prevenir é sempre melhor do que remediar...

SOBRE A B2E GROUP
Criada em 2013, a B2e Group é especialista em prevenção a fraudes para o Turismo. Com grandes players entre os seus clientes, a empresa traz soluções completas para as necessidades das Agências, OTAS, Consolidadoras e Operadoras de Turismo.

Para mais informações, acesse o site www.b2egroup.com.br ou entre em contato pelo telefone +55 11 3107-5100

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11145 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS