Leonardo Ramos   |   27/09/2018 18:55

Como influenciar a jornada do viajante pode aumentar vendas

Gerente de Indústria de Viagens do Facebook, Renata Mendes Cerqueira, explicou durante Abav Expo como empresas podem usar redes sociais para aumentar as vendas

Jhonatan Soares
Gerente de Indústria de Viagens do Facebook, Renata Mendes Cerqueira, explicou durante Abav Expo como empresas podem usar redes sociais para aumentar as vendas
Gerente de Indústria de Viagens do Facebook, Renata Mendes Cerqueira, explicou durante Abav Expo como empresas podem usar redes sociais para aumentar as vendas

A jornada do consumidor não mudou. Continuamos tendo a sequência que começa com inspiração, segue para a pesquisa e encerra-se na ação principal - a compra. A diferença, porém, são as plataformas: antes com um número reduzido, como TV, rádio e jornal, agora o viajante tem uma multiplicidade de canais onde se inspira.

E as empresas devem não apenas valer-se delas para se promover, mas também saber os meios mais efetivos de usá-las para influenciar o viajante, mirando no objetivo final: converter tal influência em vendas. Essa é a principal constatação que a gerente de Indústria de Viagens do Facebook, Renata Mendes Cerqueira, buscou passar para os espectadores de sua palestra na Vila do Saber da 46ª Abav Expo.

"Com tantas plataformas disponíveis para o consumidor, foi alterada completamente a forma como engajamos novos viajantes", explicou Renata. "Antes eles tinham que ir às lojas comprar as coisas, mas hoje, por meio de inspirações em posts no Instagram ou no Facebook, o cliente pode ser conquistado, direcionado diretamente para a página de compra de sua empresa e, enfim, adquirir seu pacote."

CHAME A ATENÇÃO
Para a especialista, a conversão de inspirações de viagens - os posts e anúncios nas redes sociais - em vendas acontece, hoje, de uma forma extremamente rápida, mas para isso a primeira tarefa é conseguir a atenção do consumidor. "A empresa que quiser vender mais nessa nova era precisa investir na sua imagem nas redes. Prender sua atenção com imagens e vídeos, e influenciá-los assim na escolha do destino", explica.

E mais: dessas multi-plataformas, a empresa deve ser capaz de levar o cliente interessado, em poucos cliques (dois ou três), para a compra final. Facilitar a experiência de sua compra seria assim uma maneira não apenas de conseguir fazer a venda, mas fidelizar o cliente, que voltará a consumir com você - uma experiência ruim, por outro lado, pode fazer o consumidor fechar completamente as portas para sua empresa.

Renata encerra com dados de 2017 comprovando sua tese: 64% das pessoas dizem que anúncios personalizados nas redes sociais que levam diretamente à compra "economizam tempo e esforço" do consumidor, enquanto 62% delas preferem interagir com fornecedores por plataformas mobile do que por outros métodos.

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