NDC possibilita personalização e diferenciação no mercado
É preciso ficar alerta, pois é possível que a tendência das áreas de cobrarem taxa extra se reserva não for feita usando NDC chegue ao Brasil.

De acordo com o gerente de Relacionamento da Iata com a Indústria no Brasil, Jefferson Simões, as aéreas conseguem disponibilizar o mesmo recurso que está disponível no site e entregar para as agências de viagens, que terão mais argumentos de vendas e ferramentas para atender seus clientes. “NDC não é obrigatório (para as associadas Iata), mas as empresas que o utilizarem sairão na frente porque ofertarão mais serviços”, diz.
Para o mercado corporativo, o novo padrão possibilita a customização, empoderando o viajante. “E tudo isso é feito dentro da política de viagens do cliente. A TMC terá toda a informação interna, trazendo uniformidade de dados. É um grande capacitador para personalizar a sua venda”, conta o diretor de TI para América Latina da CWT, Erinaldo Silveira. A CWT abraçou o novo padrão e quer sair na frente da concorrência.
Quanto às aéreas, o objetivo do NDC é focado no passageiro, proporcionando a melhor oferta e experiência de compra em qualquer canal que ele for acessar. “Nosso NDC é bastante robusto, trabalhamos há mais de dez anos com os padrões. Para as agências queremos oferecer a oportunidade de elas venderem os serviços por meio do próprio portal que utilizam”, afirma o gerente de Distribuição Estratégica da American Airlines, Thomas Comber.
É preciso ficar alerta, pois é possível que a tendência das áreas de cobrarem taxa extra se a reserva não for feita usando NDC chegue ao Brasil. “Quem não tiver acesso terá preços finais maiores aos clientes. Diferenciar a agência no mercado on-line e definir estratégia para conseguir maior market share é muito importante”, finaliza o CEO da Air Shop RQ, Jeremy Jameson.
Por um momento, os players deverão conviver com um ambiente híbrido (e o Sabre já tem produto que mostra a oferta GDS e a NDC na mesma tela), e o mercado é que vai ditar as mudanças e o ritmo de adesão. No Brasil, por exemplo, a Gol já é certificada nos padrões NDC, e poderá usar quando quiser. Para a CWT, assim que os clientes começarem a usar, será muito rápida a adoção do novo padrão.