TECNOLOGIA

Quem influencia a indústria de Viagens e Turismo? Veja lista


Unsplash/Erik Lukatero
Ainda este mês publicaremos a segunda parte da pesquisa feita pela PANROTAS e a B4Tcomm sobre como o trade se relaciona com influenciadores digitais, especialmente por meio das redes sociais. A primeira parte foi publicada na edição 1.366 e trouxe o raio-X das repostas dos agentes de viagens. Na segunda parte focaremos em quem não se identificou como agente de viagens.

Do total de 1.258 respostas válidas, coletadas entre fevereiro e março de 2019, 431 (34,4% do total de respostas) não se identificaram como agentes ou operadores de viagens, correspondendo a pelo menos 65 diferentes ocupações, sendo as mais citadas os profissionais de marketing, publicidade e relações públicas (22,6%), hotelaria e outros meios de hospedagem (14,1%), companhias aéreas (7,8%), representação de destinos (6,7%) e organização de eventos (6,3%).

Dos 827 agentes de viagens, 66% atuam em agências tradicionais, 23% em operadoras, 7% em OTAs e 4% em consolidadoras. E 47% eram os donos das agências.

Emerson Souza
Artur Luiz Andrade, da PANROTAS
Artur Luiz Andrade, da PANROTAS

“Com a divulgação dessa segunda parte, o quadro de completará, e o trade poderá analisar como as redes sociais são usadas pela indústria e qual o papel dos influenciadores”, comenta o editor-chefe e CCO da PANROTAS, Artur Luiz Andrade.

“Queremos, porém, adiantar alguns dados em primeira mão aqui no Portal PANROTAS. São dados inéditos, inclusive para a parte de respondentes que se identificaram como distribuidores de viagens. Confira a seguir quem são esses influenciadores mais vistos e utilizados pelo trade”, continua Andrade.


QUEM INFLUENCIA

Em meados de 2018, a Big Data Corp e a Pay Pal revelaram que existem cerca de 338 mil sites ligados a Turismo no Brasil, o que representa 1,61% do total de sites registrados aqui. Deste total, 94,49% são considerados pequenos sites, em função do reduzido número de acessos mensais (menos de dez mil). Os sites médios (com até 500 mil visitas mensais) são 3,86% do total e os grandes (mais de 500 mil acessos mensais) são apenas 1,65% do total – ainda assim estamos falando de algo em torno de 5.580 sites com mais de meio milhão de acessos mensais.

“O principal resultado da pesquisa sobre influência em Turismo é que o uso exclusivo de um canal de comunicação, especialmente em termos digitais, revela-se equivocado”, diz Alberto Martins, diretor da B4Tcomm. “O plano de comunicação tem que ser realmente personalizado, e organizado para gerar interesse, engajamento, notícia, compartilhamento e consolidar a marca (produto ou serviço) na mente do consumidor e do intermediário. E o desafio é maior no Turismo, pois o tempo entre consumo da informação, registro na memória e resgate pode ser longo – chegando até a cinco anos depois da publicação original”.

Marcelo Fonseca
Alberto Martins, da B4Tcomm
Alberto Martins, da B4Tcomm
Na prática, isso quer dizer que os conteúdos efêmeros do Instagram devem se ancorar em vídeos e textos “encontráveis” pelos buscadores tradicionais, e respaldados por comentários de profissionais cuja penetração em determinados segmentos seja facilmente comprovável.

Os dois grupos de entrevistados nesta pesquisa podiam ou não indicar quais blogs, canais de Youtube e perfis de Instagram e Facebook seguiam. Por se tratar de resposta aberta e opcional, uma significativa parcela deixou as respostas em branco. E também foram descartadas as respostas que indicavam “nenhum”, “não sigo” ou similares.

PREFERIDOS DOS AGENTES DE VIAGENS


Facebook
1 – PANROTAS
2 – MINISTÉRIO DO TURISMO
3 – VIAJE NA VIAGEM
4 – MELHORES DESTINOS
5 – VIAGEM & TURISMO

Blogs
1 – VIAJE NA VIAGEM
2 – MELHORES DESTINOS
3 – BLOGS PANROTAS
4 – LALA REBELO
5 – VIAGEM E TURISMO

Instagram
1 – VIAGEM E TURISMO
2 – VIAJE NA VIAGEM
3 – PATTY LEONE
4 – MELHORES DESTINOS
5 – ESTEVAM PELO MUNDO

Youtube
1 – PATTY LEONE
2 – LOUCO POR VIAGENS
3 – VIAJE NA VIAGEM
4 – DANI NOCE
5 – ESTEVAM PELO MUNDO

PREFERIDOS DOS PROFISSIONAIS DE TURISMO (EXCLUINDO AGENTES)

Facebook
1 – PANROTAS
2 – VIAGEM E TURISMO
3 – SABRINA BULL
4 – LOUCO POR VIAGENS
5 – MELHORES DESTINOS

Blogs
1 – VIAJE NA VIAGEM
2 – BLOGS PANROTAS
3 – MELHORES DESTINOS
4 – PASSAGEIRO DE PRIMEIRA
5 – SABRINA BULL

Instagram
1 – SABRINA BULL
2 – PATTY LEONE
3 – MELHORES DESTINOS
4 – LOUCO POR VIAGENS
5 – DANI NOCE

Youtube
1 – SABRINA BULL
2 – PATTY LEONE
3 – LOUCO POR VIAGENS
4 – ESTEVAM PELO MUNDO
5 – VIAJE NA VIAGEM

Fonte: Pesquisa PANROTAS/B4Tcomm
* Atualizado em 15 de abril, às 16h07
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA