Larissa Faria   |   08/04/2019 18:50

Sistema brasileiro de gestão de destinos é premiado nos EUA

A plataforma coleta dados técnicos do setor turístico para divulgar com uma linguagem acessível


Emerson Souza
Carlos Lúcio Martins e Aristides Faria, da Sigestur, no Camp PANROTAS 2016
Carlos Lúcio Martins e Aristides Faria, da Sigestur, no Camp PANROTAS 2016
Alguns dos projetos finalistas do Camp de Inovação no Turismo, de parceria entre PANROTAS e Sebrae, continuam rendendo bons frutos. Uma das propostas ainda em operação é o Sistema Integrado de Gestão de Destinos Turísticos (Sigestur), criado por Carlos Lúcio Martins e Aristides Faria. A dupla iniciou a plataforma durante o evento e segue atualizando-a com dados do trade. Presente em congressos acadêmicos internacionais, o trabalho foi premiado como o melhor entre os cases apresentados no IV World Research Summit for Tourism and Hospitality, realizado em Orlando, nos Estados Unidos, em 2017. Inglaterra, Marrocos e Dinamarca também foram países em que o projeto foi apresentado.

“Nossa função é coletar dados sobre execução de obras públicas, convênios, desempenho do destino na quantidade de visitantes e qualidade da experiência dos turistas”, afirma Faria. A equipe do Sigestur analisa os dados de forma técnica e divulga com uma linguagem acessível. Inicialmente, estão inclusas cidades da Baixada Santista (SP) como Cubatão e Guarujá.

São analisados, por exemplo, os principais serviços turísticos, como meios de hospedagem, restaurantes e atrativos. “Tanto um observatório dedicado ao monitoramento do desempenho do mercado quanto uma solução de base tecnológica poderão ser úteis para melhorar o relacionamento entre as pessoas atuantes no setor", pontua.

O método de divulgação deve ser expandido para outros estados brasileiros a partir do ano que vem, quando Aristides Faria conclui sua tese de doutorado sobre o Sigestur orientado pela professora Elizabeth Kyoko Wada. “A ideia é que cada local desenvolva a sua ferramenta a partir dos dados que possui. O Sigestur proposto é um mero modelo para a gestão de destinos turísticos".

Atualmente, ele também participa toda semana do programa Em Cima da Hora, na santista Rádio da Vila, com novidades sobre o mercado turístico.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Larissa Faria

Larissa Faria tem 571 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS