Movida

Larissa Faria   |   08/04/2019 18:50

Sistema brasileiro de gestão de destinos é premiado nos EUA

A plataforma coleta dados técnicos do setor turístico para divulgar com uma linguagem acessível


Emerson Souza
Carlos Lúcio Martins e Aristides Faria, da Sigestur, no Camp PANROTAS 2016
Carlos Lúcio Martins e Aristides Faria, da Sigestur, no Camp PANROTAS 2016
Alguns dos projetos finalistas do Camp de Inovação no Turismo, de parceria entre PANROTAS e Sebrae, continuam rendendo bons frutos. Uma das propostas ainda em operação é o Sistema Integrado de Gestão de Destinos Turísticos (Sigestur), criado por Carlos Lúcio Martins e Aristides Faria. A dupla iniciou a plataforma durante o evento e segue atualizando-a com dados do trade. Presente em congressos acadêmicos internacionais, o trabalho foi premiado como o melhor entre os cases apresentados no IV World Research Summit for Tourism and Hospitality, realizado em Orlando, nos Estados Unidos, em 2017. Inglaterra, Marrocos e Dinamarca também foram países em que o projeto foi apresentado.

“Nossa função é coletar dados sobre execução de obras públicas, convênios, desempenho do destino na quantidade de visitantes e qualidade da experiência dos turistas”, afirma Faria. A equipe do Sigestur analisa os dados de forma técnica e divulga com uma linguagem acessível. Inicialmente, estão inclusas cidades da Baixada Santista (SP) como Cubatão e Guarujá.

São analisados, por exemplo, os principais serviços turísticos, como meios de hospedagem, restaurantes e atrativos. “Tanto um observatório dedicado ao monitoramento do desempenho do mercado quanto uma solução de base tecnológica poderão ser úteis para melhorar o relacionamento entre as pessoas atuantes no setor", pontua.

O método de divulgação deve ser expandido para outros estados brasileiros a partir do ano que vem, quando Aristides Faria conclui sua tese de doutorado sobre o Sigestur orientado pela professora Elizabeth Kyoko Wada. “A ideia é que cada local desenvolva a sua ferramenta a partir dos dados que possui. O Sigestur proposto é um mero modelo para a gestão de destinos turísticos".

Atualmente, ele também participa toda semana do programa Em Cima da Hora, na santista Rádio da Vila, com novidades sobre o mercado turístico.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias