Marcos Martins   |   28/05/2019 13:48

Startup do Reserve faz primeira entrega com drone autônomo

Empresa de produção de imagens aéreas e soluções com drones do Reserve, a My View tem como meta iniciar a entrega regular de produtos por drones não pilotados


Divulgação
Entrega aconteceu na região serrana do Rio de Janeiro
Entrega aconteceu na região serrana do Rio de Janeiro
A My View, startup especializada em produção de imagens aéreas e soluções com drones do Reserve, fez a sua primeira entrega com um drone autônomo (não pilotado), com inteligência artificial. O pedido foi uma embalagem de Leite de Rosas comprada na Drogaria Venancio, de Petrópolis (RJ), na última quarta-feira (22).

A novidade aconteceu através do projeto D4 (Door-to-Door Drone Delivery), desenvolvido pelo My View Drone Lab (laboratório de P&D da empresa) para entrega comercial de produtos por drone autônomo. Segundo a startup, esta ação foi realizada pela primeira vez no País.

O My View D4 utiliza uma aeronave especialmente desenvolvida pela startup, ao longo de oito meses de pesquisa, criação, prototipação e testes. O objetivo do projeto inédito é iniciar a entrega comercial regular de produtos por drones autônomos, para que o serviço seja logo regulamentado no Brasil.

“Iniciamos o projeto em julho de 2018, seguindo um cronograma rígido e muita experiência na bagagem para chegar hoje a este MVP (Minimum Viable Product ou Produto Minimamente Viável no jargão tecnológico)”, explica o CEO, sócio e fundador da My View, Thiago Calvet.

“Esta primeira entrega comercial com drone autônomo no Brasil foi realizada com o devido credenciamento junto aos órgãos reguladores, como a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Escolhemos o distrito de Itaipava por ser uma área com pouco tráfego aéreo e baixa densidade urbana”, esclarece o sócio e COO da startup, Luiz Paulo Cavedagne.

COMO ACONTECEU
O voo autônomo foi realizado entre uma loja da Drogaria Venancio (Ponto A) e a casa do cliente (Ponto B). Através de geolocalização, com identificação em tempo real de obstáculos ao voo, o drone MVAD-01 voou a uma altitude de 30 metros, velocidade média de 14 quilômetros por hora, completando a distância de 876 metros em menos de quatro minutos.

Durante o voo, também foram monitoradas as condições climáticas, incluindo velocidade e direção do vento na altitude de voo, o payload (carga útil, peso e dimensões do produto embalado), as condições da decolagem, pouso e entrega do produto, além do nível de automação da aeronave.

A empresa já mantém contratos com a Petrobras para inspeções em plataformas de petróleo e com a Rede Globo para produção de imagens aéreas em novelas e programas.

Tópicos relacionados