Como criar um webinar em dez passos

|

Por conta do isolamento social, muitas empresas do setor têm apostado na criação de webinars com os mais diversos conteúdos. O objetivo é aprimorar os profissionais da área durante a quarentena. Mas como preparar um webinar que seja efetivo para o seu público final?

Pensando em ajudar você, a PANROTAS elencou dez pontos úteis para que você crie o seu vídeo.

1: Plataforma
Escolha uma plataforma para a realização dos webinars – lembrando que algumas são gratuitas e outras, pagas

Google Hangouts
Facebook
YouTube
WebinarJam
Twitch
WeBex
GoToWebinar
GoToMeeting

2: Tema
É fundamental que o tema atenda aos seus objetivos, mas eles não devem ser diferentes dos interesses do público – ou o webinar não irá adiantar de nada. Nessa definição, vale fazer um exercício semelhante ao que você adota para a escolha de temas para o seu blog, caso tenha um

unsplash
3: Data
Escolha uma data que o seu público estará disponível – sexta-feira ou uma véspera de feriado não são bons dias. Outra dica importante: quanto menos o seu evento concorrer com outros que possam afetar sua audiência direta ou indiretamente, melhor.

4: Landing page
Depois de defeinir o tema, a data e o horário do seu webinar, é preciso caprichar na peça que irá garantir a presença do usuário entre os inscritos para o evento. Uma landing page é uma página de conversão. Com um visual limpo e sem distrações, ela funciona como um convite para o webinar

5: Divulgação
E-mail marketing (essa tática é muito útil se você tem uma boa base de e-mails cadastrados), mídias sociais (é importante explorar todas as mídias sociais onde seus leads e seus clientes estão, sejam elas Facebook, Twitter ou Instagram) e CTA (CTA é uma chamada à ação do usuário. Em meio a um post no blog ou no seu próprio site, ele pode ser apresentado na forma de banner, como um botão e mesmo através de um link no texto)

6: Roteiro
Elabore um roteiro com as ações a adotar, porque, ao contrário do que pode parecer, existe uma série de detalhes que não devem ser esquecidos. Escreva o que vai falar: essa é uma das principais dicas


unsplash
online
online
7: Recursos visuais

Vale construir um ambiente propício à transmissão do conhecimento, mas na medida certa. Isso significa que a sala que será utilizada não deve ter elementos que irão poluir a imagem. Opte pelo básico, como um quadro branco e uma caneta apropriada para destacar pontos necessários

8: Apresentação
Mesmo que a intenção seja apresentar sozinho o webinar, tenha uma “retaguarda” para controlar os comentários, por exemplo. Se houver problemas na transmissão, essa pessoa também cumpre o papel de avisá-lo. Lembre-se de ser claro e didático, explicando o assunto e retomando pontos que exigem atenção

9: Resultados
O número de participantes é o primeiro fator para contabilizar os resultados do seu webinar. Dica importante: é interessante promover uma pesquisa junto àqueles que assistiram ao evento online – o que pode ser realizado por e-mail

10: Disponibilize o vídeo
Disponibilizar o conteúdo em plataformas como o YouTube ajuda a reforçar a sua autoridade e a atrair a atenção da audiência para a sua marca ou empresa, gerando tráfego para seu site ou blog.

Clique aqui para conferir a lista de empresas de Turismo que estão apostando em webinars durante a quarentena.


 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA