Antonio R. Rocha   |   03/06/2020 15:35

Senac terá cursos gratuitos de biossegurança no RN

Serão disponibilizadas 500 vagas e as matrículas devem ser feitas do dia 8 ao dia 12 de junho

O Plano de Retomada do Turismo do Rio Grande do Norte está quase pronto. Elaborado por sete entidades, prevê uma série de ações integradas para garantir a saúde pública e organizar a retomada gradativa do turismo. Ao todo, o projeto contempla seis fases e prevê 18 meses de atividades. O diferencial fica por conta do Senac-RN, que atua como facilitador através de uma metodologia de elaboração e gestão de projetos. O Rio Grande do Norte será pioneiro, no Nordeste, em um programa de treinamento totalmente focado (e gratuito) nas demandas dos protocolos sanitários de retomada.

Divulgação
Raniery Pimenta, diretor regional do Senac-RN
Raniery Pimenta, diretor regional do Senac-RN
"Nossa equipe técnica esteve envolvida na construção do Plano Básico de Segurança Sanitária do Turismo e, paralelamente, elaborou o Programa de Treinamento, que é uma das entregas previstas no desenvolvimento do projeto. Este é um grande diferencial para os empresários e profissionais do segmento, que poderão se habilitar para a implementação das normas de biossegurança, exigidas no documento, para o pleno funcionamento das atividades no contexto pós-covid 19”, ressalta Raniery Pimenta, diretor regional do Senac-RN.

Para auxiliar as empresas na implementação das mudanças, o Senac-RN irá ofertar capacitações online gratuitas para trabalhadores do segmento. Inicialmente serão 500 vagas, disponibilizadas através do Programa Senac de Gratuidade (PSG). As matrículas estarão disponíveis de 8 a 12 de junho e as aulas terão início a partir do dia 15 de junho, no site do Senac-RN.

O projeto de aprendizagem prevê critérios mínimos e detalhados nos itens higiene pessoal, segurança sanitária, distanciamento social e sanitização de ambientes a serem seguidos pelos segmentos relacionados à atividade turística, notadamente os meios de hospedagem, receptivos e áreas de visitação e alimentos e bebidas. Envolve ainda a implementação de um Selo que ateste que as organizações estão aptas a seguirem os protocolos de saúde definidos.

O Plano de Retomada do Turismo do RN é liderado pela Secretaria de Turismo do RN, em parceria com o Sistema Fecomércio-RN, por meio do Senac-RN, além da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), ABIH-RN, Sindetur-RN e Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do RN (Suvisa-RN).

Conteúdo produzido por Antônio Roberto Rocha

Tópicos relacionados