Victor Fernandes   |   15/07/2020 15:38   |   Atualizada em 15/07/2020 15:39

MTur e OMT lançam concurso de inovação para retomar o setor

O 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo foi anunciado em live no Facebook do MTur.

Divulgação
Desafio para startups foi lançado em live promovida pelo MTur
Desafio para startups foi lançado em live promovida pelo MTur
Hoje (15), o Ministério do Turismo realizou live em sua página do Facebook para anunciar o 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo. O concurso é realizado em parceria com o Wakalua, polo mundial de inovação em Turismo, e com a Organização Mundial do Turismo (OMT), e busca soluções inovadoras para a retomada do setor e para a construção do futuro do Turismo.

No encontro virtual, estiveram presentes os ministros do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio; de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes; o diretor geral do Wakalua Innovation Hub, Lisandro Menu-Marque; e o secretário-geral da Organização Mundial de Turismo, Zurab Pololikashvili.

"Brasil tem muita oportunidade e potencial para inovação. E é importante mostrar que o País não é só praias e Rio de Janeiro. Nossa ideia é dar oportunidade a todos os empreendedores brasileiros exportarem suas ideias. Agradeço ao Brasil por participar muito ativamente do nosso comitê de crises e agradeço ao ministro e seu governo. É muito importante que os governos e líderes apoiem o Turismo. Estamos alinhados com o Brasil e podem contar com o nosso apoio (OMT) sempre", afirmou o secretário da OMT.

Já o ministro do Turismo afirmou que "esse desafio vem na motivação do nosso presidente (Jair Bolsonaro) apostar no Turismo como motor da retomada econômica. Temos uma meta para que até 2022 tenhamos 100 milhões de brasileiros realizando viagens domésticas. Através da inovação e tecnologia, vislumbramos competir com outros países e plataformas. Esse desafio tem a meta de levantar soluções para o setor, como para a integração de modais de transporte e gerenciamento de redes de hoteleiras. E a Wakalua vai nos ajudar nesse sentido".

"O Wakalua é o primeiro hub global de inovação em Turismo. Nós provocamos um concurso de inovação voltado para o Turismo em mais de 160 países. A ideia é encontrar as melhores soluções tecnológicas para promover o Turismo, como fizeram Israel, Espanha e Portugal, que hoje são exportadores dessas tecnologias. Com certeza, o Brasil é o país com maior relação entre oportunidade e necessidade de transformação. Nossa parceria tem como intuito mudar o setor a partir de inovação e ocorrerá em três momentos: competição de startups, estratégia de inovação com o MTur e instalação no Brasil de um hub tecnológico, conectando o ecossistema de inovação brasileiro com o global", afirmou Menu-Marque, diretor geral do Wakalua.

COMO PARTICIPAR
As inscrições estão disponíveis no site startups.turismo.gov.br até o dia 2 de setembro, dividido em duas categorias: "Reativar o Turismo" e "Construir o futuro do Turismo". Os melhores colocados se classificam para a semifinal da terceira edição da competição global de startups em Turismo da OMT, considerada a Copa do Mundo do setor, além de um programa de treinamento em Madri e participação na Fitur, feira de Turismo espanhola. Assim, as iniciativas ganharão visibilidade nacional e internacional, e apoio para implementação de seus projetos em parceria com empresas do setor.

Confira abaixo a live completa.


Tópicos relacionados