Danilo Teixeira Alves   |   16/07/2020 11:37

Veja 8 dicas de como reconhecer "fake reviews" na internet

Oito pontos elecandos pela Proteste vão te ajudar a verificar a veracidade das avaliações


Pexels
As avaliações de produtos e serviços na internet são comuns e, de fato, contribuem para a decisão de outros consumidores. Quando compramos algo on-line, é comum recebermos um e-mail solicitando a avaliação da mercadoria e do atendimento. Assim, essas informações ficam disponíveis para qualquer pessoa consultar, seja no site da empresa fornecedora, seja em plataformas de e-commerce.

Levando em consideração que a grande maioria dos consumidores levam as avaliações (reviews) em consideração antes de adquirir ou escolher um produto ou serviço on-line, a Proteste (Associação de Consumidores) mostra como driblar as avaliações falsas, que muitas vezes são estimuladas pelas próprias empresas fornecedores ou até mesmo por chatbots. "Em um e-commerce, o consumidor não tem acesso ao produto em si, apenas a fotos e vídeos. Mas, por outro lado, existe maior facilidade de informação, pois é possível interagir com outros compradores", destaca o especialista da Proteste, Thiago Porto.

Veja abaixo, oito pontos importantes elencados pela Proteste que ajudam a identificar se as avaliações são falsas ou não:

* Observe se na página do fornecedor há diversas avaliações (positivas ou negativas) em um curto espaço de tempo, com linguagem semelhante e listando os mesmos benefícios (ou problemas);

* Confira se existem críticas de usuários com fotografias idênticas ou semelhantes (muitas vezes, as fotos utilizadas vêm de bancos de imagens);

* Tenha atenção a comparações negativas do produto de um concorrente, com menções do tipo: "prefiro esse a outro", principalmente sendo itens de maior valor agregado;

* Desconfie de várias resenhas de cinco estrelas com conteúdo muito curto. Em geral, quando alguém satisfeito com o produto ou serviço se dispõe a redigir uma crítica, a possibilidade de descrição de detalhes, benefícios e facilidades de uso é maior;

* Desconfie também de elogios em demasia, em especial se for uma característica que dificilmente seria ressaltada;

* Tenha um pé atrás quando observar o uso persistente do nome completo do produto, bem como uma linguagem repetitiva, que pode significar uma tentativa de aplicar palavras-chave para fins de SEO (facilidade de ser buscado pelo Google);

* Tenha cautela com resenhas positivas deixadas postadas no dia de lançamento do modelo no site de vendas ou logo em seguida a esse fato;

* Desconfie também de comentários que não estão anexados a uma compra "verificada", o que significa que quem redigiu pode nem ter adquirido o produto.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Danilo Teixeira Alves

Danilo Teixeira Alves tem 6690 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS