Danilo Teixeira Alves   |   16/07/2020 11:37

Veja 8 dicas de como reconhecer "fake reviews" na internet

Oito pontos elecandos pela Proteste vão te ajudar a verificar a veracidade das avaliações


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As avaliações de produtos e serviços na internet são comuns e, de fato, contribuem para a decisão de outros consumidores. Quando compramos algo on-line, é comum recebermos um e-mail solicitando a avaliação da mercadoria e do atendimento. Assim, essas informações ficam disponíveis para qualquer pessoa consultar, seja no site da empresa fornecedora, seja em plataformas de e-commerce.

Levando em consideração que a grande maioria dos consumidores levam as avaliações (reviews) em consideração antes de adquirir ou escolher um produto ou serviço on-line, a Proteste (Associação de Consumidores) mostra como driblar as avaliações falsas, que muitas vezes são estimuladas pelas próprias empresas fornecedores ou até mesmo por chatbots. "Em um e-commerce, o consumidor não tem acesso ao produto em si, apenas a fotos e vídeos. Mas, por outro lado, existe maior facilidade de informação, pois é possível interagir com outros compradores", destaca o especialista da Proteste, Thiago Porto.

Veja abaixo, oito pontos importantes elencados pela Proteste que ajudam a identificar se as avaliações são falsas ou não:

* Observe se na página do fornecedor há diversas avaliações (positivas ou negativas) em um curto espaço de tempo, com linguagem semelhante e listando os mesmos benefícios (ou problemas);

* Confira se existem críticas de usuários com fotografias idênticas ou semelhantes (muitas vezes, as fotos utilizadas vêm de bancos de imagens);

* Tenha atenção a comparações negativas do produto de um concorrente, com menções do tipo: "prefiro esse a outro", principalmente sendo itens de maior valor agregado;

* Desconfie de várias resenhas de cinco estrelas com conteúdo muito curto. Em geral, quando alguém satisfeito com o produto ou serviço se dispõe a redigir uma crítica, a possibilidade de descrição de detalhes, benefícios e facilidades de uso é maior;

* Desconfie também de elogios em demasia, em especial se for uma característica que dificilmente seria ressaltada;

* Tenha um pé atrás quando observar o uso persistente do nome completo do produto, bem como uma linguagem repetitiva, que pode significar uma tentativa de aplicar palavras-chave para fins de SEO (facilidade de ser buscado pelo Google);

* Tenha cautela com resenhas positivas deixadas postadas no dia de lançamento do modelo no site de vendas ou logo em seguida a esse fato;

* Desconfie também de comentários que não estão anexados a uma compra "verificada", o que significa que quem redigiu pode nem ter adquirido o produto.

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