Juliana Monaco   |   30/04/2021 15:44   |   Atualizada em 30/04/2021 15:47

MTur apoia abertura de centro tecnológico em Sorocaba (SP)

Situado em Sorocaba, o centro contribuirá para digitalização do Turismo e criação de destinos inteligentes


Reprodução/MTur
O centro deve subsidiar políticas públicas de digitalização do Turismo e a criação de Destinos Turísticos Inteligentes
O centro deve subsidiar políticas públicas de digitalização do Turismo e a criação de Destinos Turísticos Inteligentes
Nesta sexta-feira (30), o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, acomapanhou a inauguração do Centro de Referência IoT e Tecnologias 4.0 em Sorocaba (SP). A iniciativa, que é uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologias e Inovações (MCTI) e o Centro Universitário Facens, possibilitará o avanço de soluções em IoT (Internet das Coisas) em áreas prioritárias para o governo, como Turismo, indústria, saúde e educação.

O Centro de Referência integra um acordo de cooperação assinado também nesta sexta-feira entre o Parque Tecnológico de Sorocaba, Facens e MCTI. O objetivo é fomentar o promover um ensino inovador e divulgar a ciência e tecnologia no País, estimulando o empreendedorismo e o desenvolvimento de demandas locais, em conjunto com a indústria, academia e governo. Para isso, o espaço estará integrado ao Smart Campus Facens, laboratório direcionado a solucionar problemas reais a partir da integração da comunidade acadêmica, mercado, empresas e sociedade.

"Cada vez mais, a gente vê a necessidade desses sistemas trabalharem juntos com a Internet das Coisas, a inteligência artificial que une todas as informações coletadas em todos os sistemas. E, do nosso ponto de vista como gestores, da importância de nós nos juntarmos para o sucesso das pessoas, porque isso é o que mais importa", disse o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.

Ao prestigiar a iniciativa, o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, destacou a importância da inovação digital no setor. "Estamos ainda aquém na gestão de tecnologia e inovação. Para mudar essa realidade, estamos junto com o MCTI desenvolvendo uma série de estudos que denominamos Turismo 4.0, que se somam a esta iniciativa de hoje para trazer inteligência artificial e de negócio para o Turismo. O Turismo é essencialmente humano na prestação de serviços, mas a experiência que o turista pode ter quando tiver tudo na palma da mão vai ser diferente, ele vai poder aproveitar muito melhor o nosso País", ressaltou.

TURISMO 4.0

No ano passado, o Ministério do Turismo firmou Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para implementação da Câmara de Turismo 4.0. A ideia é identificar gargalos nos destinos turísticos para a implantação de ferramentas tecnológicas, ações de infraestrutura e outras soluções inovadoras nos destinos brasileiros, de forma responsável e integrada aos princípios de sustentabilidade social, ambiental e econômica.

Já no início deste ano, o MTur firmou parceria com o instituto argentino Ciudades del Futuro (ICF) e a Sociedade Mercantil Estatal para a Gestão da Inovação e as Tecnologias Turísticas (SEGITTUR), da Espanha. As instituições são pioneiras na área de destinos turísticos inteligentes e a proposta é que a metodologia da SEGITTUR seja adaptada à realidade brasileira pelo ICF e implementada em projetos-pilotos.

Na última semana, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, se reuniu com representantes das primeiras nove cidades, de um total de dez, que vão participar do projeto-piloto para desenvolvimento de destinos inteligentes no Brasil. A lista inclui duas cidades de cada região do País: Rio Branco e Palmas (Norte); Recife e Salvador (Nordeste); Campo Grande e Brasília (Centro-Oeste); Florianópolis e Curitiba (Sul); e Rio de Janeiro (Sudeste). A décima localidade será anunciada em breve.

Tópicos relacionados