Juliana Monaco   |   30/04/2021 15:44
Atualizada em 30/04/2021 15:47

MTur apoia abertura de centro tecnológico em Sorocaba (SP)

Situado em Sorocaba, o centro contribuirá para digitalização do Turismo e criação de destinos inteligentes


Reprodução/MTur
O centro deve subsidiar políticas públicas de digitalização do Turismo e a criação de Destinos Turísticos Inteligentes
O centro deve subsidiar políticas públicas de digitalização do Turismo e a criação de Destinos Turísticos Inteligentes
Nesta sexta-feira (30), o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, acomapanhou a inauguração do Centro de Referência IoT e Tecnologias 4.0 em Sorocaba (SP). A iniciativa, que é uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologias e Inovações (MCTI) e o Centro Universitário Facens, possibilitará o avanço de soluções em IoT (Internet das Coisas) em áreas prioritárias para o governo, como Turismo, indústria, saúde e educação.

O Centro de Referência integra um acordo de cooperação assinado também nesta sexta-feira entre o Parque Tecnológico de Sorocaba, Facens e MCTI. O objetivo é fomentar o promover um ensino inovador e divulgar a ciência e tecnologia no País, estimulando o empreendedorismo e o desenvolvimento de demandas locais, em conjunto com a indústria, academia e governo. Para isso, o espaço estará integrado ao Smart Campus Facens, laboratório direcionado a solucionar problemas reais a partir da integração da comunidade acadêmica, mercado, empresas e sociedade.

"Cada vez mais, a gente vê a necessidade desses sistemas trabalharem juntos com a Internet das Coisas, a inteligência artificial que une todas as informações coletadas em todos os sistemas. E, do nosso ponto de vista como gestores, da importância de nós nos juntarmos para o sucesso das pessoas, porque isso é o que mais importa", disse o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.

Ao prestigiar a iniciativa, o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, destacou a importância da inovação digital no setor. "Estamos ainda aquém na gestão de tecnologia e inovação. Para mudar essa realidade, estamos junto com o MCTI desenvolvendo uma série de estudos que denominamos Turismo 4.0, que se somam a esta iniciativa de hoje para trazer inteligência artificial e de negócio para o Turismo. O Turismo é essencialmente humano na prestação de serviços, mas a experiência que o turista pode ter quando tiver tudo na palma da mão vai ser diferente, ele vai poder aproveitar muito melhor o nosso País", ressaltou.

TURISMO 4.0

No ano passado, o Ministério do Turismo firmou Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para implementação da Câmara de Turismo 4.0. A ideia é identificar gargalos nos destinos turísticos para a implantação de ferramentas tecnológicas, ações de infraestrutura e outras soluções inovadoras nos destinos brasileiros, de forma responsável e integrada aos princípios de sustentabilidade social, ambiental e econômica.

Já no início deste ano, o MTur firmou parceria com o instituto argentino Ciudades del Futuro (ICF) e a Sociedade Mercantil Estatal para a Gestão da Inovação e as Tecnologias Turísticas (SEGITTUR), da Espanha. As instituições são pioneiras na área de destinos turísticos inteligentes e a proposta é que a metodologia da SEGITTUR seja adaptada à realidade brasileira pelo ICF e implementada em projetos-pilotos.

Na última semana, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, se reuniu com representantes das primeiras nove cidades, de um total de dez, que vão participar do projeto-piloto para desenvolvimento de destinos inteligentes no Brasil. A lista inclui duas cidades de cada região do País: Rio Branco e Palmas (Norte); Recife e Salvador (Nordeste); Campo Grande e Brasília (Centro-Oeste); Florianópolis e Curitiba (Sul); e Rio de Janeiro (Sudeste). A décima localidade será anunciada em breve.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Juliana Monaco

Juliana Monaco tem 2047 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS