Indústria de robótica de serviços atingirá US$ 216 bilhões em 2030
Indústria transformará o setor de Turismo, mas a equipe humana não será substituída, diz GlobalData
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O último relatório da GlobalData, “Robotics in Travel and Tourism”, revela que robôs de consumo, robôs de logística, drones e robôs de inspeção, limpeza e manutenção receberão o maior investimento de empresas em toda a cadeia de valor de Turismo.
Sarah Coop, analista da GlobalData, comenta: “A robótica em viagens e Turismo era considerada um truque no passado, usada desde 2015 para experiências de hóspedes sem melhorar a eficiência da equipe. Mas, à medida que a tecnologia melhorou, o investimento começou a aumentar, resultando em robôs para entregas de serviço de quarto, serviços de limpeza usando luz UV, serviços de inspeção usando drones, serviços de tradução e atendimento ao cliente para melhorar a eficiência operacional.”
Prevê-se que os robôs de consumo e os robôs de logística cresçam a um CAGR de 29% e 21% entre 2020 e 2030, respectivamente, à medida que a inteligência robótica e a robótica em nuvem se desenvolvem, as frotas de limpeza coordenadas e os assistentes de check-in de tradução de idiomas se tornarão mais comuns e úteis.
Coop acrescentou: “A pandemia do covid-19 tornou a higiene uma prioridade para os viajantes. Os robôs podem garantir que as áreas de alto risco sejam mantidas constantemente limpas, liberando o tempo da equipe, em um momento em que o setor de hospitalidade está enfrentando escassez global de funcionários. Em hotéis mais baratos, os robôs podem fornecer eficiência operacional e melhorar as margens, mantendo os preços dos quartos baixos. Em hotéis de luxo, os robôs podem proporcionar uma experiência única aos hóspedes.”
Alguns hotéis já começaram a investir em robótica em nuvem. O Huazhu Hotels Group e o BTG Homeinns Hotels Group, que detêm 7,04% e 5,49% da participação no mercado global, respectivamente (conforme medido no banco de dados da GlobalData pelo número de propriedades), investiram na Shenzhen ExcelLand Technology, um provedor de plataforma móvel de robótica.
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Coop continua: “A robótica está se tornando cada vez mais uma prioridade estratégica para as empresas de viagens e os registros das empresas mostram um aumento nas menções à robótica ano a ano”. Por exemplo, a Thomas Cook India está usando robótica e IA para automatizar vários processos manuais, que diz “aumentar a produtividade e reduzir as despesas”.
O Huazhu Group na China implantou robôs inteligentes com inteligência artificial, que afirma, “podem viajar por todo o hotel para fazer entregas de lanches, produtos de higiene pessoal, bem como recepcionar os hóspedes e levá-los aos seus quartos”.
Coop conclui: “A inteligência robótica e a robótica em nuvem são o futuro e impulsionarão o investimento em robótica de grandes players do mercado. Os robôs poderão colaborar e acessar grandes quantidades de dados, criando frotas inteligentes de robôs atuando coletivamente. Os avanços na IA também melhorarão a inteligência robótica, como melhorar os recursos de tradução e o reconhecimento facial”.