Victor Fernandes   |   10/11/2022 13:18
Atualizada em 10/11/2022 13:25

Indústria de robótica de serviços atingirá US$ 216 bilhões em 2030

Indústria transformará o setor de Turismo, mas a equipe humana não será substituída, diz GlobalData

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Indústria transformará o setor de viagens e Turismo, mas a equipe humana não será substituída, diz GlobalData
Indústria transformará o setor de viagens e Turismo, mas a equipe humana não será substituída, diz GlobalData
O setor de robótica de serviços deve registrar uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 21,5% para atingir US$ 216 bilhões em 2030, impulsionada por investimentos em setores voltados para o consumidor, incluindo viagens e Turismo. A indústria geral de robótica deve crescer de US$ 70 bilhões em 2022 para US$ 568 bilhões em 2030, diz a GlobalData, empresa de dados e análises.

O último relatório da GlobalData, “Robotics in Travel and Tourism”, revela que robôs de consumo, robôs de logística, drones e robôs de inspeção, limpeza e manutenção receberão o maior investimento de empresas em toda a cadeia de valor de Turismo.

Sarah Coop, analista da GlobalData, comenta: “A robótica em viagens e Turismo era considerada um truque no passado, usada desde 2015 para experiências de hóspedes sem melhorar a eficiência da equipe. Mas, à medida que a tecnologia melhorou, o investimento começou a aumentar, resultando em robôs para entregas de serviço de quarto, serviços de limpeza usando luz UV, serviços de inspeção usando drones, serviços de tradução e atendimento ao cliente para melhorar a eficiência operacional.”

Prevê-se que os robôs de consumo e os robôs de logística cresçam a um CAGR de 29% e 21% entre 2020 e 2030, respectivamente, à medida que a inteligência robótica e a robótica em nuvem se desenvolvem, as frotas de limpeza coordenadas e os assistentes de check-in de tradução de idiomas se tornarão mais comuns e úteis.

Coop acrescentou: “A pandemia do covid-19 tornou a higiene uma prioridade para os viajantes. Os robôs podem garantir que as áreas de alto risco sejam mantidas constantemente limpas, liberando o tempo da equipe, em um momento em que o setor de hospitalidade está enfrentando escassez global de funcionários. Em hotéis mais baratos, os robôs podem fornecer eficiência operacional e melhorar as margens, mantendo os preços dos quartos baixos. Em hotéis de luxo, os robôs podem proporcionar uma experiência única aos hóspedes.”

Alguns hotéis já começaram a investir em robótica em nuvem. O Huazhu Hotels Group e o BTG Homeinns Hotels Group, que detêm 7,04% e 5,49% da participação no mercado global, respectivamente (conforme medido no banco de dados da GlobalData pelo número de propriedades), investiram na Shenzhen ExcelLand Technology, um provedor de plataforma móvel de robótica.

Divulgação

Coop continua: “A robótica está se tornando cada vez mais uma prioridade estratégica para as empresas de viagens e os registros das empresas mostram um aumento nas menções à robótica ano a ano”. Por exemplo, a Thomas Cook India está usando robótica e IA para automatizar vários processos manuais, que diz “aumentar a produtividade e reduzir as despesas”.

O Huazhu Group na China implantou robôs inteligentes com inteligência artificial, que afirma, “podem viajar por todo o hotel para fazer entregas de lanches, produtos de higiene pessoal, bem como recepcionar os hóspedes e levá-los aos seus quartos”.

Coop conclui: “A inteligência robótica e a robótica em nuvem são o futuro e impulsionarão o investimento em robótica de grandes players do mercado. Os robôs poderão colaborar e acessar grandes quantidades de dados, criando frotas inteligentes de robôs atuando coletivamente. Os avanços na IA também melhorarão a inteligência robótica, como melhorar os recursos de tradução e o reconhecimento facial”.

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