Artur Luiz Andrade   |   02/05/2023 14:41
Atualizada em 02/05/2023 14:56

Embratur lança iniciativa para democratizar tecnologia no Turismo

EmbraturLAB teve início nesta terça-feira (2), durante o segundo dia do Web Summit Rio

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Roberto Gevaerd, da Embratur
Roberto Gevaerd, da Embratur
A Embratur acaba de lançar o EmbraturLAB nesta terça-feira (2), no estande do Sebrae, durante o segundo dia do Web Summit Rio, que acontece até o dia 4 no Riocentro, no Rio de Janeiro.

“O Brasil voltou ao mercado internacional e a Embratur voltou junto. A primeira iniciativa, o EmbraturLAB, vem com o foco em pensar o futuro, em desenvolver oportunidades de inovação e sustentabilidade. Startups e empresas de tecnologia serão convidadas, a partir de hoje, a pensar soluções para o Turismo. Este piloto no Rio é devido ao volume grande que acelera erros e acertos. Uma pesquisa da FecomercioRJ apontou alguns gargalos e escolhemos dois pilares: hospitalidade e os ativos da cidade, como cultura e gastronomia", explica o diretor de Gestão Corporativa da Embratur, Roberto Gevaerd.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Time de Inovação do EmbraturLAB: Roberto Gevaerd, Marina Arruda, Barreto dos Reis e Conrado Cavalcanti
Time de Inovação do EmbraturLAB: Roberto Gevaerd, Marina Arruda, Barreto dos Reis e Conrado Cavalcanti
Segundo Gevaerd, até oito startups serão escolhidas na primeira fase e três serão apontadas para aportes de R$ 70 mil para a implantação da solução desenhada. A duração será de quatro meses.

"Queremos que a tecnologia também seja ativo da área de Turismo, unindo esforços para o acesso a recursos tecnológicos, e que melhore a experiência do turista, começando no Rio e depois espalhando pelo Brasil. O intuito é democratizar este acesso à tecnologia para o setor do Turismo", finaliza.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Equipe Embratur
Equipe Embratur

ACELERAÇÃO EMBRATURLAB

As startups podem se inscrever para participar do piloto até o dia 5 de junho neste link. As temáticas são dividas em dois eixos:

1. Experiência do turista estrangeiro no Brasil: conforto e hospitalidade
Buscamos soluções para promover uma melhor experiência do turista estrangeiro no Brasil, como: Informação turística qualificada e de ampla acessibilidade; Comunicação em idiomas estrangeiros em serviços e atrações turísticas; Mobilidade excelente; Meios de pagamento e conversão de moeda facilitados; Ambientes limpos e agradáveis; Infraestrutura; Conservação de pontos históricos e disponibilidade de visitação; Economia circular e regenerativa.

2. Brasil, destino exuberante: valorização do turismo brasileiro
Buscamos soluções que ajudem a tornar o país um destino líder em atração de turistas interessados em natureza e cultura, como: Gastronomia; Cultura; Música; Artesanato; Compras; Recursos naturais e ecoturismo; Informação turística; Promoção de marketing e comunicação do turismo brasileiro; Serviços turísticos; Esportes; Economia circular e regenerativa.

Podem participar startups B2B, B2C, B2B2C e B2G em fase de operação e tração.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18743 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.