Artur Luiz Andrade   |   02/05/2023 00:48
Atualizada em 02/05/2023 01:07

Eduardo Paes quer Rio como centro de inovação da América Latina

O político abriu a primeira edição do Web Summit Rio, nesta segunda-feira, no Riocentro

Beth Santos/Prefeitura do Rio
Eduardo Paes, prefeito do Rio, abre o Web Summit Rio 2023
Eduardo Paes, prefeito do Rio, abre o Web Summit Rio 2023

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, os apresentadores Luciano Huck e Maju Coutinho, e a fundadora do movimento Black Lives Matter, Ayo Tometi, foram alguns dos destaques da abertura oficial do Web Summit Rio, nesta segunda-feira, 1º de maio, no Riocentro. O CEO do Web Summit, Paddy Cosgrave, falou do entusiasmo de ter o Rio como sede do primeiro Web Summit fora da Europa (o evento original ocorre em Lisboa) e já anunciou a data de 2024: 15 a 18 de abril. Aliás, o contrato da cidade do Rio com o evento vai até 2028, em seis anos de uma parceria que, espera o prefeito, transforme o Rio, com outras ações programadas, na capital da tecnologia e inovação da América Latina. Em Lisboa, o evento está marcado para 13 a 16 de novembro deste ano.

A previsão é que a parceria com o Web Summit movimente R$ 1,2 bilhão na economia carioca.

“O Web Summit é o passo decisivo de um plano ambicioso, que é transformar o Rio de Janeiro na capital da inovação na América Latina. É colocar o Rio no mapa global do mercado de tecnologia. A Prefeitura tem feito um grande esforço para oferecer cursos, estágios e oportunidades em diversas áreas da tecnologia. Só em programação, nós vamos formar mais de cinco mil jovens em cursos custeados pelo município até o ano que vem. Então, o recado aqui é direto para você, empresário: o Rio vai ter força de trabalho para atender a sua demanda. Eu espero que vocês aproveitem a cidade, façam conexões e tomem a decisão que qualquer um pode ver que é a mais razoável diante de tudo que eu falei aqui: se estabeleçam definitivamente no Rio de Janeiro”, disse Paes em seu discurso, feito em inglês.

Durante os quatro dias de evento, cerca de 20 mil participantes vão assistir a palestras e debates sobre temas como inteligência artificial, ciência de dados, educação e tecnologia, comércio eletrônico, futuro do trabalho, sustentabilidade, mídia, redes sociais, entre outros. A indústria de Viagens e Turismo não está forte na programação, contando apenas com algumas ações pontuais, como o Lançamento do Lab da Embratur, nesta terça-feira, e algumas apresentações da secretária de Turismo do Rio, Daniela Maia, e de empresas como a Airbnb, Local e Senac.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Maju Coutinho entrevista Ayo Tometi
Maju Coutinho entrevista Ayo Tometi

Ayo Tometi, co-fundadora do Black Lives Matter, foi entrevistada por Maju Coutinho, por cerca de 20 minutos, e falou sobre o nascimento do BLM, que, segundo ela, foi classificado pelo New York Times como o maior movimento social do mundo.
“Vocês e suas empresas, nós temos de decidir de que lado da história queremos estar. Do lado certo ou do errado”, disse, referindo-se à onda de ataques da extrema-direita à democracia e aos direitos humanos em todo o mundo.
PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Luciano Huck no palco do Web Summit Rio
Luciano Huck no palco do Web Summit Rio

O apresentador Luciano Huck, falou, também em inglês, sobre a importância da Amazônia e de sua preservação. E dez startups, incluindo brasileiras, fizeram pitches de cinco minutos antes das palestras principais. Entre os temas, sustentabilidade, meios de pagamento, tecnologia para pequenas empresas e seguro.

NOVO MOMENTO PARA O RIO

“Uma das coisas mais difíceis que um prefeito precisa fazer é antever as transformações do mundo e da sua região, identificar oportunidades criadas pelos novos contextos e posicionar a cidade de forma a tirar vantagem das mudanças. É justamente isso que a gente está procurando fazer aqui, e eu realmente me sinto abrindo não um evento, mas um novo momento do Rio de Janeiro no mundo”, finalizou Paes.
A realização do Web Summit Rio, segundo o site da Prefeitura do Rio, é fruto de um trabalho conjunto de captação da Invest.Rio, agência de promoção e atração de investimentos da Prefeitura do Rio, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, e da Fecomércio RJ, por meio do Senac-RJ. A iniciativa faz parte do convênio Rio do Futuro, que une as duas entidades em prol do fortalecimento do ecossistema de tecnologia e inovação carioca, tendo a educação, a pesquisa e a inclusão digital como pilares.

“Hoje é um dia muito importante para nós, um divisor de águas. Esperamos que a realização do evento aqui na cidade seja o passo da consolidação do Rio como capital da tecnologia. Estou feliz de trabalhar nesse projeto junto com o prefeito, para deixar esse importante legado para os cariocas”, destacou o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio, Chicão Bulhões.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Para o Senac-RJ, o Web Summit é uma grande oportunidade para construir um legado para a cidade que reduza o gap digital e ajude a inserir a população, principalmente a mais vulnerável, nos ambientes de educação, tecnologia e inovação.

“Em parceria com inúmeras empresas e entidades do setor, queremos mostrar que há oportunidades de capacitação ao alcance de todos, expandir o acesso aos territórios tecnológicos e provar que a verdadeira inovação é aquela que gera oportunidades”, comentou Sérgio Ribeiro, diretor regional do Senac RJ.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade


Tópicos relacionados