Artur Luiz Andrade   |   02/05/2023 00:48
Atualizada em 02/05/2023 01:07

Eduardo Paes quer Rio como centro de inovação da América Latina

O político abriu a primeira edição do Web Summit Rio, nesta segunda-feira, no Riocentro

Beth Santos/Prefeitura do Rio
Eduardo Paes, prefeito do Rio, abre o Web Summit Rio 2023
Eduardo Paes, prefeito do Rio, abre o Web Summit Rio 2023

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, os apresentadores Luciano Huck e Maju Coutinho, e a fundadora do movimento Black Lives Matter, Ayo Tometi, foram alguns dos destaques da abertura oficial do Web Summit Rio, nesta segunda-feira, 1º de maio, no Riocentro. O CEO do Web Summit, Paddy Cosgrave, falou do entusiasmo de ter o Rio como sede do primeiro Web Summit fora da Europa (o evento original ocorre em Lisboa) e já anunciou a data de 2024: 15 a 18 de abril. Aliás, o contrato da cidade do Rio com o evento vai até 2028, em seis anos de uma parceria que, espera o prefeito, transforme o Rio, com outras ações programadas, na capital da tecnologia e inovação da América Latina. Em Lisboa, o evento está marcado para 13 a 16 de novembro deste ano.

A previsão é que a parceria com o Web Summit movimente R$ 1,2 bilhão na economia carioca.

“O Web Summit é o passo decisivo de um plano ambicioso, que é transformar o Rio de Janeiro na capital da inovação na América Latina. É colocar o Rio no mapa global do mercado de tecnologia. A Prefeitura tem feito um grande esforço para oferecer cursos, estágios e oportunidades em diversas áreas da tecnologia. Só em programação, nós vamos formar mais de cinco mil jovens em cursos custeados pelo município até o ano que vem. Então, o recado aqui é direto para você, empresário: o Rio vai ter força de trabalho para atender a sua demanda. Eu espero que vocês aproveitem a cidade, façam conexões e tomem a decisão que qualquer um pode ver que é a mais razoável diante de tudo que eu falei aqui: se estabeleçam definitivamente no Rio de Janeiro”, disse Paes em seu discurso, feito em inglês.

Durante os quatro dias de evento, cerca de 20 mil participantes vão assistir a palestras e debates sobre temas como inteligência artificial, ciência de dados, educação e tecnologia, comércio eletrônico, futuro do trabalho, sustentabilidade, mídia, redes sociais, entre outros. A indústria de Viagens e Turismo não está forte na programação, contando apenas com algumas ações pontuais, como o Lançamento do Lab da Embratur, nesta terça-feira, e algumas apresentações da secretária de Turismo do Rio, Daniela Maia, e de empresas como a Airbnb, Local e Senac.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Maju Coutinho entrevista Ayo Tometi
Maju Coutinho entrevista Ayo Tometi

Ayo Tometi, co-fundadora do Black Lives Matter, foi entrevistada por Maju Coutinho, por cerca de 20 minutos, e falou sobre o nascimento do BLM, que, segundo ela, foi classificado pelo New York Times como o maior movimento social do mundo.
“Vocês e suas empresas, nós temos de decidir de que lado da história queremos estar. Do lado certo ou do errado”, disse, referindo-se à onda de ataques da extrema-direita à democracia e aos direitos humanos em todo o mundo.
PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Luciano Huck no palco do Web Summit Rio
Luciano Huck no palco do Web Summit Rio

O apresentador Luciano Huck, falou, também em inglês, sobre a importância da Amazônia e de sua preservação. E dez startups, incluindo brasileiras, fizeram pitches de cinco minutos antes das palestras principais. Entre os temas, sustentabilidade, meios de pagamento, tecnologia para pequenas empresas e seguro.

NOVO MOMENTO PARA O RIO

“Uma das coisas mais difíceis que um prefeito precisa fazer é antever as transformações do mundo e da sua região, identificar oportunidades criadas pelos novos contextos e posicionar a cidade de forma a tirar vantagem das mudanças. É justamente isso que a gente está procurando fazer aqui, e eu realmente me sinto abrindo não um evento, mas um novo momento do Rio de Janeiro no mundo”, finalizou Paes.
A realização do Web Summit Rio, segundo o site da Prefeitura do Rio, é fruto de um trabalho conjunto de captação da Invest.Rio, agência de promoção e atração de investimentos da Prefeitura do Rio, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, e da Fecomércio RJ, por meio do Senac-RJ. A iniciativa faz parte do convênio Rio do Futuro, que une as duas entidades em prol do fortalecimento do ecossistema de tecnologia e inovação carioca, tendo a educação, a pesquisa e a inclusão digital como pilares.

“Hoje é um dia muito importante para nós, um divisor de águas. Esperamos que a realização do evento aqui na cidade seja o passo da consolidação do Rio como capital da tecnologia. Estou feliz de trabalhar nesse projeto junto com o prefeito, para deixar esse importante legado para os cariocas”, destacou o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio, Chicão Bulhões.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Para o Senac-RJ, o Web Summit é uma grande oportunidade para construir um legado para a cidade que reduza o gap digital e ajude a inserir a população, principalmente a mais vulnerável, nos ambientes de educação, tecnologia e inovação.

“Em parceria com inúmeras empresas e entidades do setor, queremos mostrar que há oportunidades de capacitação ao alcance de todos, expandir o acesso aos territórios tecnológicos e provar que a verdadeira inovação é aquela que gera oportunidades”, comentou Sérgio Ribeiro, diretor regional do Senac RJ.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18743 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.