Victor Fernandes   |   05/03/2024 16:25
Atualizada em 05/03/2024 16:55

IA, NDC e sustentabilidade são realidades do Turismo, diz Sabre

Andy Finkelstein, VP de Vendas e Entrega de Agências Globais da empresa, participou do Fórum PANROTAS


PANROTAS/Gute Garbelotto
Andy Finkelstein, VP sênior de Vendas e Entrega de Agências Globais do Sabre
Andy Finkelstein, VP sênior de Vendas e Entrega de Agências Globais do Sabre

Em sua segunda participação no Fórum PANROTAS, Andy Finkelstein, VP sênior de Vendas e Entrega de Agências Globais do Sabre, trouxe ao público de 2 mil pessoas da edição de 2024 as principais tendências em tecnologia e inovação para o Turismo.

Finkelstein abordou inteligência artificial generativa, dinâmicas de distribuição aérea – incluindo o NDC –, formas de pagamento digitais e sustentabilidade; e avaliou se estes temas são hype (moda ou especulação) ou se são uma realidade para o setor.

"As tendências são uma confluência de movimentos geopolíticos, condições ambientais, contextos econômicos, as mais recentes inovações e outros fatores. No Turismo, em última análise, tudo se resume a duas coisas: como os viajantes desejam consumir as viagens, e como os fornecedores desejam envolver os viajantes."

Andy Finkelstein, VP sênior de Vendas e Entrega de Agências Globais do Sabre


Inteligência Artificial Generativa: realidade

Abordando a inteligência artificial, a qual considera uma realidade no Turismo, Andy Finkelstein explicou que por um lado existem oportunidades para casos de uso internos e externos, e na outra dimensão há aplicativos de inteligência de dados (grandes modelos de dados) e aplicativos de inteligência de linguagem, que se concentram no processamento de linguagem natural e na geração de imagens/vídeos.

"Estamos vendo algumas aplicações de ambos hoje, mas vemos alguns dos maiores impactos ocorrendo com modelos de inteligência de dados, modernizando algoritmos baseados em regras do passado com modelos de aprendizagem mais sofisticados e adaptativos", explicou o executivo do Sabre.

No espaço das viagens, ele afirma que há aplicações emergentes para a inteligência linguística, mas, para além dos chatbots e da pesquisa, ainda estão mais longe da realidade.

Dinâmicas da distribuição aérea, ou melhor, NDC: realidade

Atualmente, o Sabre tem 19 companhias aéreas com NDC em operação, incluindo companhias aéreas importantes para o mercado da América Latina, como American Airlines, Aeromexico e Avianca. "Esperamos dobrar o número de transportadoras ativas até o final de 2024, incluindo empresas como a Latam, e outras mais em preparação", disse.

"Apesar de atualmente transacionarmos apenas em percentagens de um dígito, temos mais de 40% do nosso volume de aéreo NDC ativado hoje e projetamos que esse número cresça para 70% até ao final de 2024. A questão está na adoção pelo resto do ecossistema. A decepção até agora é que a promessa da NDC ainda não se concretizou. Há pouca diferenciação acontecendo, mas continuamos esperançosos", completou o executivo sobre o novo sistema de distribuição aérea.

Pagamentos em blockchain: hype

"A criptomoeda foi amplamente rejeitada como uma forma séria de pagamento", disse Finkelstein. Para o especialista, a regulamentação governamental, a falta de padrões, entre outras coisas, impedem a penetração significativa dos pagamentos de viagens na criptografia, especialmente para viagens corporativas. "Há algum movimento por parte dos governos e dos bancos centrais para tornarem digitais as suas próprias moedas, e isto é algo promissor, mas ainda é incipiente", completou.

No entanto, o especialista explicou que existe uma solução de pagamentos que já é uma realidade: o pagamento digitalizado. "Seja num contexto pessoal ou empresarial, a digitalização de pagamentos tem benefícios tangíveis: segurança, conciliabilidade, capacidade de arbitragem, eficiência, automatização de despesas, entre outros", explicou o VP do Sabre.

Sustentabilidade: realidade

Após inteligência artificial e NDC, a terceira realidade foi a sustentabilidade. O executivo mostrou como o Sabre integrou o Travel Impact Model do Google para mostrar as emissões de CO2 nos resultados de compras, proporcionando aos viajantes informações, transparência e opções de escolha. "O modelo cobre 99% das opções de voo para que os viajantes possam obter as informações de que precisam", explicou.

Com o tempo, o Sabre pretende apresentar opções de filtragem e classificação para maior flexibilidade e controle, além de colabor com outras marcas líderes de viagens. "A intenção é chegar a acordo e desenvolver estruturas para a aviação, hospitalidade e similares. E à medida que construímos a nossa plataforma de conteúdo multi-fonte de próxima geração, forneceremos cada vez mais opções de viagens multimodelos e acessórios de viagem mais sustentáveis no futuro", completou Finkelstein.


O Fórum PANROTAS 2024 conta com a aliança institucional da CNC Sesc Senac e o patrocínio da Accor, Aerolineas Argentinas, Ancoradouro, Assist Card, Aviva, B2B Reservas, Beach Park, Bee2Pay, BeFly, BWH Hotels, ClickBus, Copastur, Coris, CVC, Decolar, Disney Cruise Line/Walt Disney World, Easy Travel Shop, Elo, Enjoy Hotéis e Resorts, Expotelecom, EZLink, Fortaleza, FundturMS, Gol Linhas Aéreas, Gramado Parks, Grupo Cataratas, Grupo R1, GTA Assist, Iberia British Airways, Kaluah, Latam Delta, Localiza, Losango Bradesco Financiamentos, Mondiale, Omnibees, Orinter, Paytrack, Quero Passagem, República Dominicana, Sabre, Sebrae, Setur Alagoas, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Shift, Smiles Viagens, SMTur, Tes Cenografia, Tour House, Tyller Consolidadora, ViagensCorp, ViagensPromo e Visite São Paulo/SPCVB.

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