Karina Cedeño   |   14/03/2024 11:43
Atualizada em 14/03/2024 11:44

Investimento em tecnologia aumentará 14% no setor de viagens, diz Amadeus

Pesquisa avalia intenções de investimento e prioridades tecnológicas para diferentes players de Turismo


Divulgação
Decius Valmorbida, presidente de Travel da Amadeus
Decius Valmorbida, presidente de Travel da Amadeus

O setor de viagens tem um forte apetite por investimento em tecnologia neste ano, de acordo com o estudo Travel Technology Investment Trends, da Amadeus. Segundo o levantamento, quase todas (91%) as empresas de viagens pesquisadas esperam aumentos “moderados a agressivos” no investimento em suas organizações em 2024.

A pesquisa avalia intenções de investimento e prioridades tecnológicas para companhias aéreas globais, low costs, aeroportos, hotéis, vendedores de viagens (on-line, negócios e lazer), empresas e departamentos de pagamento de viagens em todo o mundo, além de analisar suas perspectivas para o futuro.

Investimento em tecnologia nas viagens aumentará em todo o setor

Juntamente com os planos de crescimento dos negócios, o mercado de tecnologia de viagens parece promissor para este ano. Mais de dois terços (67%) dos decisores sêniores do setor esperam aumentar o investimento especificamente em tecnologia este ano, em comparação com os gastos em 2023.

Por setor, o aumento médio das despesas previsto para 2024 é o seguinte: (tabela)

Setor
Média de aumento de investimento
Aeroportos
17%
Corporações
15%
Hotéis
14%
Companhias aéreas
13%
Vendedores de viagens
13%
Departamentos de pagamento de viagens
12%


Expectativas de investimento em tecnologia

Aproveitar o potencial do varejo mais inteligente, da personalização e da promoção da eficiência digital são as principais prioridades para 2024. Algumas das principais conclusões dos entrevistados incluem:

  • As companhias aéreas esperam ver um aumento de 18% nas receitas com a modernização e estão otimistas de que a transição para o modelo Offer & Order (que permite às companhias aéreas criar e distribuir ofertas personalizadas aos clientes) ocorrerá nos próximos quatro anos;
  • No total, 60% dos aeroportos esperam implementar a biometria nos próximos cinco anos, incluindo check-in, entrega de bagagem, lounge e embarque;
  • Cerca de 85% dos entrevistados do setor hoteleiro antecipam que a personalização poderia ajudá-los a gerar um crescimento superior a 5% nas receitas;
  • O NDC é a principal tecnologia a ser implementada pelos agentes de viagens de lazer nos próximos 12 meses – citada por 40% dos questionados;
  • Um terço dos gestores de viagens corporativas afirma que as suas organizações pretendem digitalizar todo o processo de gestão de despesas, de ponta a ponta, durante os próximos 12 meses;
  • Um terço dos líderes em pagamentos de viagens confirma que as suas organizações planeiam gerir melhor os fluxos de pagamentos globais por meio da implementação da orquestração de pagamentos nos próximos 12 meses.


“As descobertas correspondem à nossa experiência com os clientes – todas as áreas da indústria de viagens estão aumentando o investimento na transformação digital. É crucial que estes gastos proporcionem o máximo impacto e melhorem a experiência do viajante em todo o ecossistema de viagens. As tecnologias existentes, como a biometria, já ajudam a tornar as viagens mais contextualizadas e relevantes. Ao mesmo tempo, o surgimento da IA Generativa promete aumentar ainda mais o ritmo da mudança. Os viajantes experimentarão melhorias significativas na experiência nos próximos anos, com compromisso, investimento e colaboração em todo o ecossistema combinados para fazer com que as viagens funcionem melhor”, afirma o presidente de Travel da Amadeus, Decius Valmorbida.

“Sabemos que a tecnologia certa é a chave para conectar e desbloquear o valor do nosso ecossistema de viagens. Os hoteleiros, as companhias aéreas e todo o setor têm razão em ser ambiciosos no que diz respeito à próxima geração de tecnologia que construiremos juntos. Os provedores de viagens podem ver um enorme potencial para uma melhor experiência do cliente, bem como um crescimento e controle significativos, se implementarem suas estratégias de investimento agora mesmo. Podemos ver clara ambição e compromisso com a evolução nesta pesquisa e estamos entusiasmados por estar na vanguarda desta jornada com nossos clientes”, complementa o presidente de Hospitalidade da Amadeus, Francisco Pérez-Lozao Rüter.

Tecnologias de alta prioridade para 2024 a 2029

O machine learning foi considerado pelos líderes da indústria de viagens como a tecnologia mais importante para os seus negócios – tanto neste ano como daqui a cinco anos. A análise de dados e a nuvem também são vistas como principais prioridades de investimento por todos os setores.

No período de 2024 a 2029, as tecnologias mais importantes são:

Neste ano
Até 2029
Machine learning
Machine learning
Análise de dados
IA Generativa
Pagamentos digitais
Computação em nuvem
Digitalização
Pagamentos digitais
Computação em nuvem
Análise de dados


Os resultados do Travel Technology Investment Trends foram divulgados em formato de Realidade Estendida, em um Amadeus Lounge criado em colaboração com a Accenture, parceira estratégica da Amadeus.

Durante o primeiro semestre deste ano, a Amadeus publicará relatórios detalhados, examinando cada setor explorado na pesquisa – companhias aéreas e low costs, hotéis, aeroportos, gestores de viagens corporativas e pagamentos, bem como vendedores de viagens, incluindo agências de viagens corporativas, de lazer e agências de viagens on-line.

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