Artur Luiz Andrade   |   23/12/2024 12:46
Atualizada em 23/12/2024 12:47

Quais as redes sociais mais usadas para planejar viagens? Confira pesquisa inédita

Dados divulgados pela Phocuswright mostram passo a passo do planejamento dos viajantes

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
A gerente de Pesquisas e Projetos Especiais da Phocuswright, Madeline List
A gerente de Pesquisas e Projetos Especiais da Phocuswright, Madeline List

O impacto das mídias sociais nas viagens foi o tema de uma das duas pesquisas divulgadas pela Phocuswright durante a Phocuswright Conference, realizada em novembro, em Phoenix, no Arizona. A apresentação foi feita pela gerente de Pesquisas e Projetos Especiais, Madeline List.

A média de uso das redes sociais para Viagens é de 57%, com mais adesão entre os com idade de 18 a 34 anos (75%) e menos adesão entre os maiores de 55 anos (apenas 35%). Os entre 35 e 54 anos ficam com 63% de adesão.

E que plataformas esses usuários mais acessam para planejar suas viagens? A força resistente do Facebook, a liderança do Instagram e a relevância do YouTube são destaques.

Quem mais usa as redes sociais para planejar viagens são os viajantes entre 18 e 34 anos, em viagens internacionais com crianças e com mais de três viagens nos últimos seis meses. Ou seja, um viajante super frequente. 62% deles afirmam que fizeram uma compra ou visita por causa de algo que viram nas redes sociais.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade

Veja abaixo as plataformas usadas:

Para a seleção dos destinos:

  • Facebook 41%
  • Instagram 41%
  • YouTube: 37%
  • TikTok: 24%
  • X: 17%
  • Snapchat: 14%

Transporte para o destino:

  • Facebook: 31%
  • Instagram: 29%
  • YouTube: 24%
  • X: 16%
  • TikTok: 16%
  • Snapchat: 10%

Transporte dentro do destino:

  • Facebook: 29%
  • Instagram: 27%
  • YouTube: 27%
  • TikTok: 17%
  • X: 16%
  • Snapchat: 11%

Hospedagem

  • Facebook: 27%
  • Instagram: 25%
  • YouTube: 25%
  • X: 16%
  • TikTok: 15%
  • Snapchat: 11%

Tours e atividades no destino

  • Facebook: 34%
  • Instagram: 34%
  • YouTube: 31%
  • TikTok: 23%
  • X: 17%
  • Snapchat: 12%

Entre os 62% que converteram suas consultas nas redes sociais em compras ou visitas a atrações, a maior parte das decisões foram em relação a:

  • Alimentos e bebidas: 62%
  • Cruzeiros: 49%
  • Hospedagem: 42%
  • Atrações e locais para visita: 41%
  • Destinos a serem visitados: 41%
  • Tours e atividades: 37%
  • Compras: 37%
  • Transporte: 34%
PANROTAS / Artur Luiz Andrade

Tipos de contas nas redes sociais que mais levaram às conversões:

  • Influenciadores/Criadores/Bloggers/Vloggers: 72%
  • OTAs: 67%
  • Amigos e familiares: 64%
  • Sites com review de viagens: 58%
  • Marcas hoteleiras: 57%
  • Restaurantes, bares e lojas nos destinos: 56%

Para 30% dos pesquisados, a experiência “vendida” nas redes sociais comparada com a experiência real é extremamente precisa. Para 37% é precisa e para 26% um pouco precisa. Apenas 3% dizem que o apresentado nas redes sociais nada tem a ver com a experiência real. Quanto mais cara a experiência, mais precisa a exposição nas redes sociais (76% para viagens de mais de US$ 2 mil).

Sobre o conteúdo encontrado nas redes sociais, 57% disseram que ele reflete seus gostos em viagens e 48% são compatíveis com o orçamento disponível. A média de gastos por viagem foi de US$ 1.278 para os viajantes em geral; ficando em US$ 1.198 para os entre 18 e 34 anos, US$ 1.217 entre 35 e 54 anos, e US$ 1.534 para os maiores de 55 anos.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade

Dicas baseadas nos dados:

  • Credibilidade e comunidade precedem a venda
  • Conheça seus objetivos: forçar uma marca x decisões por categoria (e não por marca)
  • Não trate a rede sociais como o fundo do funil
  • Não confunda likes e compartilhamentos com influência
  • Você está adicionando valor?

A PANROTAS é media partner da Phocuswright e viajou a convite da Delta Air Lines, BWH Hotels, com proteção GTA



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18750 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.