Karina Cedeño   |   20/05/2025 19:42

Club Med Expert traz cases de grandes empresas que usaram a IA em seus negócios

Tema foi ministrado em palestra de Bruno Omeltech durante o evento da rede francesa realizado no RJ


PANROTAS / Emerson Souza
Bruno Omeltech, palestrante e fundador da Omeltech
Bruno Omeltech, palestrante e fundador da Omeltech

MANGARATIBA (RJ) - Durante o Club Med Expert 2025, realizado nesta semana no Club Med Rio das Pedras, o palestrante e fundador da Omeltech, Bruno Omeltech, falou sobre o uso da IA no Turismo e nos eventos.

"Qual e a principal mudança do mercado? Não é a mudança tecnológica, mas sim a de comportamento, a forma como as pessoas se relacionam. A tecnologia é apenas uma forma de entregar algo para as novas gerações que estão mudando a forma como se relacionam", destaca Omeltech.

Segundo o especialista, as empresas que não usam IA não serão escolhidas pelos jovens e não terão atração nem retenção de talentos por conta desse fator. "Não é apenas as empresas que entrevistam os candidatos, eles também entrevistam as empresas e irão levar a adoção de novas tecnologias em consideração ao optarem por uma vaga de emprego", comenta o especialista.

Por isso, segundo ele, é preciso observar os sinais do mercado e, diante deles, ter a mentalidade correta para usar as novas tecnologias, visando lidar com problemas reais.

Resultados do uso da IA em grandes empresas

Bruno Omeltech também deu exemplos de grandes empresas que tiveram aumento em vendas - mas também redução de suas equipes - com o uso da IA. Alguns exemplos são:

  • A Ford, que implementou robôs inteligentes guiados por IA na fábrica de Cologne, na Alemanha. Os robôs trabalham lado a lado com humanos em diversas tarefas, liberando-os para atividades mais estratégicas. Com isso, a empresa aumentou em 5% na margem bruta da fábrica e registrou alta de 10% no lucro líquido da empresa. Por outro lado, reduziu em 30% sua equipe de produção.
  • A Siemens, que implementou sistemas de manutenção preditiva para otimizar a gestão de ativos e reduzir custos operacionais. Os sistemas de análise preditiva identificam sinais de falha em equipamentos e auxiliam na programação de manutenções preventivas.. Com isso, a empresa teve redução de 10% nos custos operacionais e aumento de 20% no lucro líquido;
  • A Unilever, que instituiu sistemas de análise preditiva para otimizar campanhas de marketing e desenvolvimento de produtos. Esses sistemas identificam as necessidades dos consumidores e auxiliam na criação de campanhas mais personalizadas e eficazes. Com isso, a empresa aumentou 4% sua receita líquida, mas reduziu em 5% a equipe de marketing.

A palestra de Bruno Omeltech foi um dos conteúdos ministrados aos agentes de viagens participantes do Club Med Expert.

O Portal PANROTAS viaja a convite do Club Med.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados