Mastercard: experiência e inovação para expandir atuação no Turismo brasileiro
Sala vip, concierge 24 horas, ofertas e cashback estão entre as estratégias da empresa no setor de viagens

Reconhecendo que viajar é uma das paixões universais que mais conectam as pessoas, a Mastercard tem direcionado esforços para ampliar sua presença no setor de Turismo no Brasil, com foco em tecnologia, análise de dados e parcerias estratégicas. A empresa vê o Turismo como uma área importante para seu negócio e aposta em soluções voltadas à jornada do consumidor.
Combinando dados e inteligência artificial para mapear tendências de comportamento e consumo, a companhia desenvolve benefícios ajustados ao perfil dos clientes. Entre as iniciativas recentes está a ampliação da sala vip The Club by Mastercard Black no Aeroporto Internacional de Guarulhos, voltada a clientes de alta renda.
A vice-presidente de Produtos e Inovação da Mastercard Brasil, Ana Karina Scarlato, contou à PANROTAS quais outros serviços a empresa oferece para atender às demandas dos clientes Platinum e Black:
- Seguro-viagem internacional com cobertura médica de até US$ 150 mil, além de proteção contra imprevistos como cancelamentos e extravio de bagagem (exclusivo para cartões Black);
- Proteção de compras e garantia estendida original, que oferecem tranquilidade em aquisições feitas antes e durante a viagem (exclusivo para cartões Black);
- Cashback sobre IOF em compras internacionais, disponível com emissores, reduzindo o impacto do câmbio;
- Serviço de concierge 24 horas, que pode apoiar desde a compra de passagens até as reservas em hotéis, restaurantes e passeios;
- LoungeKey e Mastercard Airport Experiences - acesso a 1,6 mil salas vip no mundo, incluindo espaços proprietários da Mastercard em Guarulhos.
"Essa combinação de soluções reforça nosso compromisso em transformar cada etapa da jornada do viajante em uma experiência mais fluida, recompensadora e conectada às suas necessidades reais", destaca Ana.
Essas ações estão alinhadas com o mais recente relatório do Mastercard Economics Institute, que aponta uma recuperação consistente do setor turístico global.
- Entre os destaques do estudo sobre as tendências do Turismo, está o aumento da duração das viagens e a preferência por experiências mais imersivas e autênticas, como cruzeiros, gastronomia e vida noturna.
- O documento também revela que, mesmo diante da inflação global, o Turismo tem mostrado resiliência, com turistas em busca de destinos que combinem custo-benefício e originalidade. Japão, Emirados Árabes, Tailândia e México ganham maior relevância nesse cenário.
- Na área de tecnologia, a Mastercard tem investido em soluções que visam tornar os pagamentos internacionais mais simples e seguros. A aceitação global dos cartões Mastercard elimina a necessidade de trocar moeda local, e ferramentas como a conversão dinâmica de moedas e o Click to Pay — sistema voltado ao e-commerce disponível em mais de 50 países — foram desenvolvidos para oferecer agilidade e transparência. A tokenização e a autenticação biométrica, que já estão em fase de testes com parceiros no Brasil, surgem para elevar ainda mais o nível de segurança e conveniência.
- Olhando para o futuro, a Mastercard aposta em três pilares estratégicos para sua atuação no Turismo: inteligência de dados, parcerias estratégicas e experiências únicas. A empresa colabora com companhias aéreas, hotéis e plataformas digitais para oferecer benefícios diferenciados aos clientes.
Exemplos dessas parcerias incluem:
- Booking.com - cashback de 6% utilizando o cartão Black e 4% utilizando o cartão Platinum para reservas feitas através dos sites Mastercard Black e Mastercard Platinum;
- Clara Resorts - early check-in, conforme disponibilidade, e late check-out garantido até às 16h; pontos em dobro no Programa de Fidelidade Clara Resorts para cada R$ 1,00 gasto na reserva. A parceria para cartões Black contempla as unidades em Ibiúna e Dourado, no interior de São Paulo;
- Mastercard Surpreenda - programa de fidelidade da Mastercard conta com ofertas relacionadas diversas áreas, incluindo viagens e Turismo;
- Priceless.com - experiências em destinos nacionais e internacionais, como visitas a locações de filmes e tours gastronômicos exclusivos;
- Programas de recompensas - ofertas de cashback, upgrades e benefícios em hotéis, locadoras e companhias aéreas.
"Com esse ecossistema de soluções, a Mastercard reforça seu posicionamento como uma marca que vai além do pagamento. Somos um facilitador de experiências valiosas", completa Ana.