Rodrigo Vieira   |   24/06/2025 10:49
Atualizada em 24/06/2025 13:34

Agentes de Floripa utilizam IA em peso: debate no Next discute melhores práticas

Na plateia, Sérgio e Rodrigo contam suas utilizações, e CEO da PANROTAS discute o uso com agentes


PANROTAS / Emerson Souza
José Guilherme Alcorta, CEO da PANROTAS, no Next Florianópolis 2025
José Guilherme Alcorta, CEO da PANROTAS, no Next Florianópolis 2025

Rodrigo Buck e Sérgio Moehleck, dois agentes de viagens de Florianópolis, têm algo em comum além da profissão: ambos já incorporaram a inteligência artificial em suas rotinas de trabalho. E não estão sozinhos. No PANROTAS Next 2025 realizado na capital catarinense, quase todos os agentes presentes na sala levantaram a mão quando questionados se já utilizavam essas ferramentas. A pergunta foi feita pelo CEO da PANROTAS, José Guilherme Alcorta, em apresentação sobre o papel da IA na transformação do Turismo.

PANROTAS / Emerson Souza
Rodrigo Buck, R2T Travel
Rodrigo Buck, R2T Travel

Moehleck usa o ChatGPT de forma estratégica. Ele assina o serviço e cria prompts completos com informações detalhadas: nome do passageiro, estilo de viagem preferido, horários de voo de embarque e chegada, hotel de hospedagem. Com esses dados, solicita roteiros gastronômicos e culturais completos, incluindo horários, distâncias e horários de funcionamento dos pontos turísticos.

Já Rodrigo Buck desenvolveu uma abordagem diferente. O agente trabalha no desenvolvimento de uma ferramenta autônoma para automatizar processos de pré-venda, venda e pós-venda. O objetivo é otimizar tarefas repetitivas e focar o atendimento em atividades mais estratégicas.

PANROTAS / Emerson Souza
O agente de viagens Sérgio Moehleck
O agente de viagens Sérgio Moehleck

Ferramentas que já impactam o setor

Interagindo com o público sobre as respostas dos agentes de viagens que utilizam IA, Alcorta destacou duas tecnologias que exemplificam como a IA está transformando a criação de roteiros personalizados:

  • Expedia Reels: Ainda em versão beta, a ferramenta promete "transformar reels em viagens reais". Disponível no Instagram da Expedia por meio da hashtag #tripmatingaccess, ela analisa vídeos de influenciadores e cria roteiros baseados nos destinos mostrados.
  • GuideGeek: Acessível via Instagram ou WhatsApp, oferece roteiros customizados, dicas de segurança e informações sobre vistos. Alcorta testou a ferramenta para sua próxima viagem internacional, a Denver (EUA) e aprovou as sugestões recebidas, embora tenha notado algumas limitações em consultas mais específicas sobre restaurantes em Floripa.

Transformação global

Alcorta contextualizou a urgência da adoção dessas tecnologias citando movimentos geopolíticos significativos. A China já incluiu inteligência artificial no currículo escolar, seguida pelos Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos.

Evitar a 'progressofobia'

O CEO da PANROTAS alertou para o que chamou de "progressofobia" - o medo de abraçar o progresso tecnológico. "Essa é uma onda que não vai virar marola. Se não surfamos, vamos nos afogar", afirmou.

Impacto além das agências

A apresentação também abordou como a IA está transformando praticamente todos os setores do Turismo:

  • Aviação: melhoria na eficiência operacional, manutenção preditiva de aeronaves, otimização de rotas e análise de riscos climáticos.
  • Hotelaria: experiências personalizadas e automação de processos, com cases reais já implementados na China.
  • Parques temáticos: a Disney criou uma área dedicada para explorar IA e realidade aumentada em seus parques e cruzeiros.

O futuro (ou já é realidade?)

Alcorta apresentou o conceito de AGI (Artificial General Intelligence), a próxima evolução da IA que está sendo desenvolvida. Diferentemente da atual ANI (Artificial Narrow Intelligence), presente em ferramentas como Alexa e ChatGPT, a AGI promete trazer elementos de consciência para os algoritmos.

O CEO da PANROTAS também demonstrou ferramentas emergentes como o General Agent, que permite criar "funcionários" capazes de executar tarefas diretamente no computador do usuário, como enviar emails ou acessar documentos remotamente.

Para os profissionais do setor, José Guilherme Alcorta recomenda que "o melhor momento para começar era ontem, mas se você não começou, então é agora". Ele incentivou os presentes a experimentar, brincar e praticar com as ferramentas disponíveis. Por fim, ele ressalta que a questão não é mais "se" IA vai impactar o Turismo, mas "como" os profissionais vão se adaptar: "a IA não vai substituir pessoas, mas quem usa IA vai substituir quem não usa".

O Next Florianópolis é patrocinado por Bahia Turismo, Civitatis, Copa Airlines, CVC, EHTL, Governo da Bahia, Turismo de Curaçao, Turismo do Mato Grosso do Sul, Turismo do Paraná, Visit Espírito Santo, Visual Turismo, com o apoio do Majestic Palace Hotel.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados