Da Redação   |   11/07/2025 17:18
Atualizada em 11/07/2025 17:25

15below compra plataforma de IA para aeroportos; veja destaques em travel tech

Travel Tech Hub traz as principais notícias de Tecnologia em Turismo; aproveite e inscreva-se no TTH Day!


Freepik
Travel Tech Hub apresenta notícias em Tecnologia para o Turismo
Travel Tech Hub apresenta notícias em Tecnologia para o Turismo

Anúncios feitos esta semana no setor de travel tech reforçam a transformação digital que está acontecendo no Turismo global. A britânica 15below, por exemplo, adquiriu a Airport AI, plataforma de inteligência artificial especializada em aeroportos, e deu um passo importante rumo à criação de uma plataforma unificada de comunicação com passageiros.

A integração promete elevar o nível de automação e personalização no atendimento, reduzindo custos operacionais e otimizando a experiência do viajante em mais de 80 aeroportos atendidos globalmente.

Outro destaque veio da Latam, que investirá US$ 60 milhões em conectividade aérea internacional com a implementação do sistema Viasat Amara, oferecendo wi-fi de alta velocidade em voos de longa distância a partir de 2026.

Acompanhando o movimento do setor, a presença brasileira em feiras internacionais de Turismo cresceu 10% em 2025, impulsionada pela atuação da Embratur em parceria com o Sebrae. Com maior diversidade regional e o protagonismo de pequenas empresas, o setor nacional vem se posicionando de forma mais estratégica nos mercados globais.

Confira abaixo as principais novidades em travel tech, compiladas pelo Travel Tech Hub:

15below compra Airport AI

Freepik

A britânica 15below, especializada em comunicação automatizada para companhias aéreas, anunciou a aquisição da Airport AI, plataforma de inteligência artificial focada em aeroportos.

A integração das duas tecnologias visa criar uma plataforma unificada de comunicação com passageiros, oferecendo experiências de autoatendimento mais inteligentes e personalizadas, do check-in ao embarque. A Airport AI já atua em mais de 80 aeroportos no mundo, com atendimento via apps, WhatsApp, WeChat e quiosques.

A união promete maior eficiência operacional, melhor serviço ao cliente e redução de custos para aeroportos e companhias aéreas. A aquisição também fortalece a estratégia de crescimento global da 15below, impulsionada por um investimento da LDC, do Lloyds Banking Group. A empresa já disponibiliza sua tecnologia para aéreas como British Airways, jet Blue, Qantas, AeroMexico e Ryanair.

Latam inclui wi-fi global com tecnologia Viasat Amara

Divulgação

A Latam anunciou um investimento de US$ 60 milhões para levar wi-fi a bordo aos voos internacionais de longa distância, operados por aeronaves wide dody. O serviço, previsto para começar em 2026, será viabilizado pela tecnologia Viasat Amara, que combina satélites GEO e LEO para garantir cobertura global com alta velocidade e baixa latência.

A companhia já lidera a conectividade aérea na América Latina, com mais de 250 aviões narrow body equipados com wi-fi, usados por 8 milhões de passageiros. A conectividade, segundo a empresa, é um pilar estratégico na evolução digital da experiência de voo.

Viagens como benefício corporativo

Freepik

As viagens passaram a ser reconhecidas como uma ferramenta essencial para o bem-estar emocional. Segundo pesquisa da Booking.com, 79% dos brasileiros enxergam o ato de viajar como forma de combater o estresse e melhorar a saúde mental em 2025.

Empresas também estão adotando esse movimento, oferecendo pausas e benefícios relacionados a viagens como forma de engajar e reter talentos. A plataforma Férias & Co., por exemplo, permite que colaboradores acessem tarifas exclusivas, créditos de viagem e apoio logístico.

A plataforma de benefícios corporativos de viagens permite aos colaboradores acesso a hospedagens com tarifas negociadas, passagens aéreas e apoio na organização da viagem, tudo reunido em um portal exclusivo. A solução também permite que empresas premiem funcionários com créditos de viagem, seja como incentivo, reconhecimento ou comemoração.

Dados levantados em parceria com a Usp mostram impactos positivos: 94% relatam melhora na produtividade após férias, 66% se sentem mais engajados e 60% afirmam que o benefício reduziu a vontade de mudar de emprego.

Participação em feiras de Turismo cresce 10% em 2025

PANROTAS / Pedro Menezes
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Marcelo Freixo, presidente da Embratur

A participação do Brasil em feiras internacionais de Turismo cresceu 10% em 2025, refletindo uma estratégia mais ativa de promoção do País no Exterior. Em parceria com o Sebrae, a Embratur contabilizou 737 inscrições para as 13 feiras do primeiro semestre, com destaque para a forte adesão do Sudeste (55%) e a crescente participação do Nordeste e Sul.

Pequenas e microempresas representaram 35% dos coexpositores, fortalecendo a diversidade do trade turístico nacional e impulsionando a internacionalização dos produtos brasileiros.

Segundo a Embratur, o aumento da demanda está ligado à profissionalização do setor e à efetividade das feiras como canal de negócios. Em 2025, a Embratur lançou 14 editais voltados a 12 mercados estratégicos, incluindo eventos como Fitur, BTL Lisboa e ITB Berlim.

Travel Tech Hub Day 2025

Para acompanhar muito mais de Tecnologia em Turismo, participe do Travel Tech Hub Day 2025, que acontece em 15 de setembro, no Cubo, em São Paulo. A segunda edição do evento contará com uma programação relevante e momentos de networking para os profissionais do setor.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas em traveltechhubday.com.br/inscrições.


Por Anna Gabriela Costa, do Travel Tech Hub, especial para o Portal PANROTAS

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados