Filip Calixto   |   29/07/2025 18:07
Atualizada em 29/07/2025 18:18

Quem conhece IA vai mais longe: Alexandre Cordeiro comenta tendência no PANROTAS Next

Diretor de Tecnologia e Inovação da Mobility e fundador do Travel Tech Hub palestrou na edição em Cuiabá

PANROTAS / Filip Calixto
Alexandre Cordeiro
Alexandre Cordeiro

CUIABÁ (MT) - Na palestra "Destravando Eficiência com Inteligência: Artificial e Humana", realizada no PANROTAS Next Cuiabá, nesta terça-feira (29), Alexandre Cordeiro – diretor de Tecnologia e Inovação da Mobility e fundador do Travel Tech Hub – propôs uma nova forma de enxergar a colaboração entre humanos e máquinas no Turismo: como andar de bicicleta elétrica.

"Você ainda precisa saber pedalar e se equilibrar", disse, ao traçar o paralelo entre a evolução da tecnologia e a importância da técnica. Segundo ele, a inteligência artificial é como uma bike com motor assistido: dá mais velocidade, eficiência e alcance, mas quem não souber pedalar, ou seja, quem não tiver a base técnica, vai continuar parado.

Cordeiro defendeu que a IA deve ser vista como uma aliada estratégica que amplia o potencial dos profissionais – especialmente os que seguem se especializando. "A técnica vai seguir com a gente. A IA acelera, mas não substitui o conhecimento", afirmou.

Ao falar com agentes de viagens e profissionais do setor, reforçou que o medo da automação perde força à medida que se entende como usá-la a favor do negócio.

“Hoje, modelos como o ChatGPT já conseguem fazer reservas de viagens. Mas a IA não vai vender melhor do que vocês – ela vai ajudar vocês a venderem melhor"

Alexandre Cordeiro

Como aplicar os conceitos de eficiência com IA no dia a dia

Durante a apresentação, Cordeiro também propôs um roteiro prático para implementar inteligência artificial e automações no Turismo de forma eficiente e segura. São sete passos:

  1. Escolha um departamento: comece pequeno, com um setor que tenha espaço para testes;
  2. Identifique um processo simples e de baixo risco: foque em tarefas repetitivas e administrativas;
  3. Evite processos sensíveis: não comece por áreas que envolvem dados pessoais ou decisões críticas;
  4. Implemente um teste com IA ou automação: use ferramentas disponíveis e acessíveis para validar hipóteses;
  5. Meça o impacto: compare tempo, custo e resultados antes e depois da automação;
  6. Itere, aprimore, escale: ajuste com base nos resultados e amplie para outros processos;
  7. Mantenha o foco no cliente: a tecnologia deve servir à experiência do consumidor, não o contrário.


Ao final, o especialista reforçou que a chave para lidar com as mudanças é mental: “É menos sobre tecnologia e mais sobre nosso modelo mental. Quem entende o seu negócio, seus processos e seu cliente, está pronto para usar a IA como impulso – não como ameaça.”

O PANROTAS Next Cuiabá é patrocinado por Bahia Turismo, Copa Airlines, CVC, Europ Assistance, Governo da Bahia, Turismo de Curaçao, Turismo do Paraná, Setur-ES com Sebrae, Visual Turismo, com o apoio do Deville Cuiabá e Trade Turismo

Travel Tech Hub Day 2025

Para acompanhar muito mais de Tecnologia em Turismo, participe do Travel Tech Hub Day 2025, que acontece em 15 de setembro, no Cubo, em São Paulo. A segunda edição do evento contará com uma programação relevante e momentos de networking para os profissionais do setor.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas em traveltechhubday.com.br/inscrições.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados