Decolar, iFood, Uber e Sympla debatem ecossistemas que levam ao crescimento
Em evento do iFood realizado em São Paulo, líderes das empresas destacaram importância dos dados

No iFood Move, evento realizado pelo iFood em São Paulo nesta semana, líderes da Decolar, Uber e Sympla debateram como ecossistemas podem levar empresas ao crescimento. Diego Barreto, CEO da plataforma de delivery, mediou o painel que contou com Damián Scokin, CEO da Decolar, Silvia Penna, diretora-geral Brasil da Uber, e Rodrigo Cartacho, CEO da Sympla.
De alguma forma, as empresas que subiram no palco estão integradas em algum ecossistema: Sympla, iFood e Decolar fazem parte do portfólio da Prosus, enquanto iFood e Uber trabalham em uma integração de serviços.
Silvia Penna apontou como uma plataforma pode impulsionar a outra ao trabalharem juntas. "Na Uber nós temos o consumidor em primeiro lugar, sempre pensamos em como agregar valor, oferecer benefícios maiores, e a parceria com o iFood vem nessa ideia. O usuário que está indo para casa pode aproveitar o momento para pedir uma refeição. Estamos trabalhando o potencial que essas podem juntas", explicou.
Na Sympla, Rodrigo Cartacho destacou como a integração pode potencializar a entrega de um marketplace. "Na nossa plataforma o usuário busca as experiências que quer viver e precisamos ter clareza de quem é esse cliente. Entender o que ele pede para comer, para onde ele viaja, o que ele escolhe. Esse poder é algo que nunca tivemos e torna a entrega ainda mais excelente", disse.
Nesta mesma pegada, a Decolar já visualiza um trabalho integrado. "Um turista de São Paulo que está indo ao Nordeste, por exemplo, pode receber indicações de restaurantes parecidos àqueles que ele pede ou visita regularmente onde ele mora", explicou Damián Scokin. Com acesso as informações, a entrega se torna muito mais personalizada.

O CEO do iFood - e também head para América Latina da Prosus - destacou a potência do trabalho conjunto em ganhar lembrança de marca.
"Com esses ecossistemas nós ganhamos awareness, aquele reconhecimento de marca que poderia ser um investimento milionário e acaba sendo mais simples quando se trabalha com outra empresa. O cliente fixa a marca inconscientemente"
Diego Barreto, CEO do iFood
Além disso, os dados nos ecossistemas são cruciais. Com informações, há um maior grau de inteligência sobre o usuário. "Sabe-se o horário dele. O momento certo para enviar uma notificação. Com os dados eu sei que ele está voando, por exemplo, então não é um bom momento para enviar um push", explicou Diego.