Beatrice Teizen   |   21/08/2025 17:09

Embratur entrega Plano Brasis aos Estados brasileiros no Salão do Turismo

Documentos apresentam diagnóstico baseado nos dados e nas características específicas de cada região

Embratur/Pérsio Campos
Novo plano de marketing internacional da Embratur foi elaborado de forma colaborativa e tem espaço para as especificidades de cada região do País
Novo plano de marketing internacional da Embratur foi elaborado de forma colaborativa e tem espaço para as especificidades de cada região do País

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, fez a entrega simbólica dos Planos Brasis de cada uma das 27 Unidades da Federação, nesta quinta-feira (21), durante a Cerimônia de Abertura da 9ª Edição do Salão do Turismo, realizada em São Paulo (SP). Os documentos, elaborados em parceria com o Sebrae, apresentam um diagnóstico baseado nos dados e nas características específicas de cada região e alinham as estratégias e planos de ação para potencializar a atração de turistas internacionais para os estados.

Freixo destacou que o Brasil está vivendo um momento histórico para o Turismo. Segundo ele, em 2024, foram quebrados todos os recordes, recebendo 6,77 milhões de turistas estrangeiros, o que gerou uma arrecadação de US$ 7,3 bilhões de dólares para o país.

“Não há outra atividade econômica que tenha gerado tal montante, com responsabilidade climática e ambiental, e promovendo tanta geração de emprego e renda. Em 2025, os números são ainda mais promissores. Até o mês de julho, já contabilizamos 5,9 milhões de turistas internacionais, e temos a certeza de que superaremos a marca de 8 milhões até o final do ano, algo inédito na história do Brasil”

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

“Esse sucesso é fruto de um governo de diálogo, que coloca o Brasil acima de tudo e que trabalha em parceria com governadores e prefeitos, independentemente de posicionamentos políticos. O Turismo é, sem dúvida, a solução para o século XXI, com um potencial enorme pela frente”, ressaltou.

Plano Brasis

Durante a entrega simbólica do Plano Brasis, Marcelo Freixo explicou porque o documento estabelece um novo marco na promoção turística internacional do País.

“O nome Brasis foi escolhido porque o Brasil é um país único, mas que nunca foi um só. Isso significa que a estratégia de promoção para o Amapá será diferente da do Ceará, do Rio de Janeiro ou de Minas Gerais. Por meio desta cocriação, o plano visa potencializar os diferenciais competitivos do Brasil, como sua diversidade, geografia, cultura, ecossistemas, sustentabilidade e autenticidade”, explicou o presidente da Agência.

“O plano é pensado para cada uma das 27 unidades da federação, pois o objetivo é alcançar todas as regiões, que têm muito a oferecer. Ele combina uma ideia de Brasil como um todo e ferramentas gerais com a especificidade de cada lugar. O objetivo é que o Turismo se consolide também como motor do desenvolvimento social, uma atividade geradora de emprego e renda, contribuindo para a economia nacional”, completou Freixo.

Para a coordenadora de Projetos do Sebrae Nacional, Ana Clévia, a entrega pela Embratur e pelo Sebrae do Plano Brasis às 27 unidades da Federação tem uma importância singular para o que está sendo construído no Turismo brasileiro para os próximos anos.

“O Turismo internacional bate todos os recordes, mas isto resulta de um trabalho profissional com inteligência de dados, em que o Sebrae tem a felicidade de contribuir com esse trabalho estratégico que a Embratur tem realizado. E a entrega do Plano Brasil aqui para cada unidade da Federação tangibiliza, mostra a estratégia, o posicionamento do Turismo para o mercado internacional. É assim que nós fazemos a diferença, com trabalho competente, com inteligência de dados e principalmente um trabalho para posicionar o Brasil entre um destino de mercado entre o destino de destaque no mercado internacional”, ressaltou Ana Clévia.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados