Luiz Felipe Simões   |   07/08/2025 16:44
Atualizada em 07/08/2025 18:56

OpenAI lança GPT-5 com promessa de ser mais humano e reduzir alucinações; veja vídeo

De acordo com a companhia, a atualização que começa a chegar para os usuários na mesma data

Divulgação
Durante a primeira semana da ferramenta, em 2022, cerca de 1 milhão de pessoas experimentaram o ChatGPT
Durante a primeira semana da ferramenta, em 2022, cerca de 1 milhão de pessoas experimentaram o ChatGPT

Mais humana e com menos alucinações, é isso que a OpenAI promete para o GPT-5, a nova versão do ChatGPT apresentada nesta quinta-feira (07) pela OpenAI durante uma live no YouTube. De acordo com a companhia, a atualização que começa a chegar para os usuários na mesma data promete ser mais humana, mais ágil e intuitiva.

Durante a apresentação, o CEO da companhia, Sam Altman, relembrou que durante a primeira semana da ferramenta, em 2022, cerca de 1 milhão de pessoas experimentaram o ChatGPT. Hoje, semanalmente, mais de 700 milhões de pessoas estão usando a plataforma, o que representa um salto na ordem de 69.900%.

Em determinado momento, Altman fez uma analogia que comparou o GPT-3 a conversar com um aluno de ensino médio, no qual ele tem alguns momentos de genialidade e muita perturbação; o GPT-4, como um aluno de faculdade, com inteligência verdadeira e intuitiva. "Já o GPT-5 é como falar com um expert com pós-graduação, que pode te ajudar seja qual for o tema ou área", explica.

Novas funcionalidades

Divulgação
Novo modelo é menos propenso a alucinações e a fingir que sabe das coisas
Novo modelo é menos propenso a alucinações e a fingir que sabe das coisas

A ferramenta não só supera suas versões anteriores nos benchmarks apresentados, como também é mais útil para consultas no mundo real. Segundo a OpenAI, foram feitos avanços significativos na redução de alucinações, na melhoria do acompanhamento de instruções e na minimização da bajulação. "Aprimoramos o desempenho do GPT-5 em três dos usos mais comuns do ChatGPT: escrita, programação e saúde", informa a companhia.

  • Codificação - Melhorias na geração complexa de front-end e na depuração de repositórios maiores. Com isso, pode criar sites e jogos com apenas um prompt;
  • Escrita - Agora, o GPT-5 é capaz de ajudar a transformar ideias incipientes em textos convincentes. Além disso, o modelo lida com mais confiabilidade com textos que envolvem ambiguidade, sendo mais eficaz em tarefas cotidianas, como redigir e editar relatórios, e-mails e memorandos;
  • Saúde - Com a atualização, a plataforma capacita os usuários a se informarem melhor sobre sua saúde, atuando mais como um parceiro que fornece respostas mais precisas e confiáveis, adaptando-se ao contexto, nível de conhecimento e geografia do usuário. Entretanto, a empresa reforça que o ChatGPT não substitui a ida ao médico.

Assista a live completa no Youtube:


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Luiz Felipe Simões

Conteúdos por

Luiz Felipe Simões

Luiz Felipe Simões tem 582 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela ESPM-SP, Luiz Felipe Simões já atuou em diversas áreas da comunicação, da assessoria de imprensa às agências de publicidade. Com passagem pelo Estadão Investidor, o jornalista tem experiência na cobertura de temas como finanças e investimentos. Atualmente, é responsável pela produção de branded contents, pelas redes sociais e por algumas funções de repórter