ChatGPT Atlas chega com IA que faz reservas e muda o jeito de viajar
Essa e outras novidades em tecnologia no setor de viagens foram destacadas pelo Travel Tech Hub

Dentre as principais novidades em travel tech, a OpenA, empresa criadora do ChatGPT, apresentou o ChatGPT Atlas, um navegador com Agent Mode, capaz de realizar ações em nome do usuário, como reservar voos e hospedagens ou editar documentos.
Já o KAYAK lançou o AI Mode, recurso que transforma seu buscador em uma plataforma conversacional, permitindo planejar e reservar viagens usando apenas a linguagem natural. Ou seja, o usuário pode escrever: “procurar voos e hóteis para o Natal em Nova York”, e a plataforma resolve tudo.
Enquanto a tecnologia se torna mais inteligente e integrada à jornada do viajante, o Brasil aposta em atrair um novo público: os nômades digitais. A Embratur estreou uma campanha no TikTok para promover o país como “escritório dos sonhos”, destacando destinos estratégicos e o estilo de vida brasileiro.
Na mesma direção, a Intrepid Travel avança em sua transformação digital com um novo app e integração de IA, ao mesmo tempo em que anuncia novos roteiros pelo Brasil — incluindo o Pantanal e os Lençóis Maranhenses.
Confira abaixo as principais novidades que movem a tecnologia no setor de viagens, num levantamento do Travel Tech Hub:
ChatGPT Atlas chega com Agent Mode

A OpenAI lançou o ChatGPT Atlas, um novo navegador movido por inteligência artificial que incorpora o Agent Mode, recurso capaz de executar ações em nome do usuário, como fazer reservas de voos e hospedagens ou editar documentos.
A ferramenta usa o ChatGPT como interface principal, permitindo que a navegação e as tarefas online sejam realizadas de forma mais intuitiva e automatizada.A novidade promete simplificar o turismo digital e a navegação online, reduzindo o tempo gasto em múltiplos sites.
O ChatGPT Atlas já está disponível gratuitamente para macOS, com versões para Windows, iOS e Android previstas para lançamento em breve.
KAYAK estreia modo com IA conversacional

O KAYAK lançou o AI Mode, uma nova função que integra a tecnologia do ChatGPT ao buscador de viagens da marca, permitindo planejar e reservar passagens, hotéis e carros usando linguagem natural.
A novidade, disponível inicialmente em inglês para usuários dos Estados Unidos, transforma o site em uma plataforma totalmente conversacional. O recurso marca a evolução do projeto experimental KAYAK.ai, lançado em abril, e posiciona o buscador como o primeiro grande site de viagens a oferecer esse tipo de interação direta com IA.
“Lançamos o KAYAK.ai em abril para que nossos engenheiros de software testassem os recursos de IA de ponta. O AI Mode é o primeiro recurso a ser implementado em nosso site principal”, explicou Steve Hafner, CEO do KAYAK.
A empresa ressalta que o conteúdo gerado por IA pode conter erros, mas que o sistema é continuamente aprimorado a partir do uso.
Embratur promove Brasil com ação no TikTok

A Embratur lançou a campanha internacional “Brasil, seu escritório dos sonhos” para posicionar o país como destino ideal para nômades digitais, profissionais que trabalham remotamente e buscam experiências culturais, contato com a natureza e qualidade de vida.
A ação será veiculada no TikTok nos Estados Unidos, México, Espanha e Reino Unido, com influenciadores internacionais compartilhando experiências no Brasil, reforçando a infraestrutura do país e promovendo turismo sustentável.
A iniciativa também busca ampliar a emissão de vistos para nômades digitais em 30% ao ano e destacar destinos estratégicos, como Florianópolis, Pipa, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo.
Com o crescimento global desse público — estimado em 40 milhões atualmente e previsto para atingir 60 milhões até 2030 —, o Brasil mira atrair profissionais de alto poder aquisitivo, combinando tecnologia, cultura, natureza e estilo de vida.
Novos roteiros da Intrepid no Brasil

A Intrepid está acelerando sua transformação digital com o lançamento de um aplicativo para clientes, integração de inteligência artificial e modernização de sistemas internos, visando oferecer experiências de viagem mais ágeis e personalizadas.
O app centraliza itinerários, informações de grupos e comunicação com líderes de tours, enquanto a IA auxilia na otimização de processos e recomendações, mantendo o foco nas conexões humanas e experiências locais.
O Brasil é prioridade nos planos de expansão da empresa, com novos roteiros previstos para 2027, incluindo destinos como Salvador, Lençóis Maranhenses e Pantanal. Além disso, a Intrepid reforça seu compromisso com o turismo sustentável e comunitário, atuando em projetos sociais e ambientais, como parcerias com a Gastromotiva e proteção de biomas.
Por Anna Gabriela Costa, do Travel Tech Hub, especial para o Portal PANROTAS