Filip Calixto   |   24/10/2025 08:19

Brasil lidera criação da Rota dos Estádios de Futebol do Mercosul

6 países participam da iniciativa que tem a paixão pelo futebol como chamariz para movimentar o Turismo

MTur/Roberto Castro
Iniciativa, lançada ao fim da presidência brasileira do bloco, une turismo e esporte para impulsionar o fluxo de visitantes e fortalecer a marca
Iniciativa, lançada ao fim da presidência brasileira do bloco, une turismo e esporte para impulsionar o fluxo de visitantes e fortalecer a marca "Visit South America". Lançamento oficia aconteceu esta semana

A América do Sul passa a contar com um novo roteiro turístico voltado ao futebol, conectando estádios e museus esportivos de Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia. A criação da Rota dos Estádios de Futebol do Mercosul marca o encerramento da Presidência Pro Tempore do Brasil à frente do bloco e resulta de uma articulação conduzida pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério do Esporte.

A proposta, alinhada à marca "Visit South America", pretende usar o futebol como instrumento de integração regional e estímulo ao Turismo esportivo, ampliando o fluxo de visitantes entre os países e fortalecendo a cooperação econômica e cultural.

Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, o projeto representa um legado da presidência brasileira no Mercosul. Ele afirma que a iniciativa busca consolidar um produto turístico integrado e ampliar a visibilidade internacional do continente. "A Rota vai fortalecer a marca 'Visit South America' e atrair mais visitantes estrangeiros para o Brasil", disse.

Dados da Fifa e de órgãos oficiais de Turismo indicam que mais de 60% da população sul-americana se identifica como torcedora de futebol. Os clubes e estádios da região movimentam redes econômicas, culturais e turísticas, com estruturas que incluem museus, visitas guiadas e centros de memória.

O ministro do Esporte, André Fufuca, destacou que o futebol é parte da identidade coletiva sul-americana e que a nova rota reconhece esse patrimônio comum.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reforçou que o futebol é uma ferramenta de promoção internacional dos destinos brasileiros. Segundo ele, cidades que integram o roteiro receberam mais de 3 milhões de turistas de países vizinhos em 2024, número que deve crescer com a divulgação da rota no exterior.

Estrutura e estádios participantes

A Rota dos Estádios de Futebol do Mercosul reúne arenas e museus que possuem relevância histórica, estrutura de visitação e infraestrutura turística. O roteiro inicial inclui equipamentos de seis países:

  • Brasil: Maracanã, Allianz Parque, Neo Química Arena, Arena BRB Mané Garrincha, Beira-Rio, Arena do Grêmio, Museu Pelé, Vila Belmiro, Arena Castelão, Estádio Mangueirão, Museu do Futebol, Museu do Flamengo e Museu do Botafogo.
  • Argentina: La Bombonera, Más Monumental, Presidente Perón, Uno de La Plata e Gigante de Arroyito.
  • Uruguai: Estádio Centenário de Montevidéu.
  • Paraguai: Museu da Conmebol.
  • Chile: Parque Estádio Nacional.
  • Bolívia: Estádios Hernando Siles, Ramón Tahuichi Aguilera e Félix Caprile.

Copa do Mundo Feminina de 2027

Quatro estádios brasileiros incluídos na rota - Neo Química Arena, Mané Garrincha, Beira-Rio e Maracanã - sediarão partidas da Copa do Mundo de Futebol Feminino Fifa 2027, que será disputada pela primeira vez na América Latina, entre 24 de junho e 25 de julho.

O governo federal coordena ações com estados, municípios e parceiros para garantir a infraestrutura e os legados do evento. As discussões interministeriais envolvem medidas voltadas à ampliação da participação de mulheres no esporte, ao fortalecimento do futebol feminino e à geração de oportunidades no setor.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Filip Calixto tem 7324 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes