Beatriz Contelli   |   14/10/2025 14:35

Sabre lança motor de revenue com IA nativa e novo modelo de precificação aérea

Continuous Revenue Optimizer pretende ajudar as companhias aéreas a desbloquear até 3,5% mais de revenue


Divulgação
Solução visa oferecer o preço ideal para cada assento
Solução visa oferecer o preço ideal para cada assento

O Sabre anunciou o lançamento do SabreMosaic Continuous Revenue Optimizer (CRO), uma solução modular baseada em IA que permite às companhias aéreas ir além das categorias tarifárias tradicionais e fornecer recomendações de preços contínuos para cada solicitação de compra.

A nova solução combina dados e algoritmos proprietários do Sabre com suas capacidades de IA para determinar continuamente o preço ideal para cada assento, de acordo com o segmento de cliente. Ao analisar a demanda em tempo real, os padrões de reserva e as condições competitivas do mercado, o CRO permite às companhias aéreas apresentar a cada passageiro a tarifa mais relevante e competitiva para sua viagem.

Isso ajuda os viajantes a encontrarem ofertas que correspondem melhor às suas preferências, enquanto as companhias podem ajustar os preços – às vezes para baixo – para absorver demanda adicional e, assim, aumentar o revenue total. Dessa forma, as companhias podem alcançar até 3,5% de aumento no revenue geral sem adicionar capacidade.

“O Continuous Revenue Optimizer aplica a ciência da tarifação em tempo real à comercialização aérea de uma forma que ajuda as companhias aéreas a cumprir objetivos tanto do cliente quanto do negócio, enquanto avançam para um ambiente totalmente moderno baseado em ofertas e ordens. O que mais me entusiasma na nossa abordagem é que usamos o Sabre IQ para ajudar a próxima geração de analistas das companhias aéreas a adotar essa nova tecnologia mais facilmente do que nunca, permitindo que nossas companhias obtenham ganhos rápidos e mensuráveis"

Vice-presidente de Produtos do Sabre, Mike Reyes

A introdução do CRO surge em um momento em que as companhias aéreas enfrentam uma pressão crescente para otimizar cada assento vendido. Um estudo do MIT concluiu que as companhias que implementam tarifação contínua segmentada – especialmente modelos sem categorias – podem alcançar aumentos de revenue entre 3% e 6% em cenários competitivos realistas. Ao permitir preços contínuos e sem categorias, o CRO resolve uma limitação histórica dos sistemas legados de gestão de revenue e posiciona as companhias para competir de forma mais eficaz em mercados onde os padrões de demanda mudam rapidamente.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Beatriz Contelli

Conteúdos por

Beatriz Contelli

Beatriz Contelli tem 5174 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Anhembi Morumbi com pós-graduação em Política e Relações Internacionais pela FAAP. Entrou na PANROTAS em 2019, com foco especialmente em Branded Content, e, desde 2024, atua como repórter da redação.