Da Redação   |   14/11/2025 17:30

Startups nativas em IA lideram lista de empresas de viagens mais promissoras de 2026; veja

Setor avança rápido, e com foco cada vez mais claro na eficiência, personalização e experiência do usuário

iStock/Converse

De pagamentos instantâneos que mudam a dinâmica do checkout às startups nativas em IA que despontam como líderes globais, o setor avança rápido, e com foco cada vez mais claro na eficiência, personalização e experiência do usuário.

Em meio a um mercado competitivo e com investimentos escassos, a “Hot 25 Travel Startups”, lista da Phocuswright, aponta o caminho das empresas que devem liderar em 2026: e mais uma vez, a inteligência artificial está no centro dessa revolução.

No Brasil, o Pix já se consolida como principal meio de pagamento nas reservas online, enquanto companhias como a Decolar mostram como a inteligência artificial pode elevar a jornada do viajante: a empresa recebeu destaque da OpenAI.

A indústria hoteleira dá passos importantes na digitalização, como mostra o novo app para investidores da Atlantica, e o corporativo passa por uma transformação mais humana: no Festuris, a ALAGEV destacou que inovação não se resume à tecnologia, mas ao equilíbrio entre bem-estar, dados e sustentabilidade.

Confira abaixo as novidades da semana, compilado levantado pelo Travel Tech Hub:

Pix dominam métodos de pagamentos de viagens

Freepik
Pesquisa indica que a experiência de pagamentos instantâneos elevou as expectativas no checkout
Pesquisa indica que a experiência de pagamentos instantâneos elevou as expectativas no checkout

Um estudo da Nuvei mostra que o Brasil é hoje um dos mercados mais exigentes do mundo em meios de pagamento para viagens online. Enquanto 19% dos brasileiros abandonam a compra se o cartão é recusado, outros 65% desistem quando não encontram seu método preferido, especialmente o Pix.

A pesquisa indica que a experiência de pagamentos instantâneos elevou as expectativas no checkout, tornando rapidez, integração e flexibilidade fatores decisivos para companhias aéreas e OTAs.

O levantamento também destaca que 93% dos viajantes brasileiros querem parcelar suas reservas e que o Pix já é o segundo método mais usado no país. Cada falha de pagamento representa uma brecha para concorrentes, reforçando que pagamentos deixaram de ser apenas uma etapa técnica: tornaram-se estratégia comercial central e determinam quem conquista a reserva.

Startups que vão liderar em 2026

Freepik
Startups construídas desde o início sobre inteligência artificial estão ganhando escala mais rápido
Startups construídas desde o início sobre inteligência artificial estão ganhando escala mais rápido

A PhocusWire revelou a edição 2026 da Hot 25 Travel Startups, destacando as empresas de viagens mais promissoras do mundo em um momento de poucos investimentos e alta competitividade. A lista reúne companhias da Ásia-Pacífico, Oriente Médio, Reino Unido, EUA e América Latina, e confirma uma nova tendência dominante: 60% das selecionadas são nativas em IA.

Segundo a Phocuswright, startups construídas desde o início sobre inteligência artificial estão ganhando escala mais rápido e atraindo a maior parte do capital disponível.

Entre os nomes mapeados estão Arcube, Cruisebound, GuestOS, HostAI, Meili, Roamr e VanityPass, entre outras focadas em hospitalidade inteligente, reservas diretas e personalização. Confira aqui a lista completa.

Decolar eleva IA com OpenAI

Divulgação
Empresa afirma que a IA elevou tanto a eficiência operacional quanto a experiência dos viajantes
Empresa afirma que a IA elevou tanto a eficiência operacional quanto a experiência dos viajantes

A Decolar foi reconhecida pela OpenAI como uma das principais usuárias globais da API da empresa.O reconhecimento se deve ao uso estratégico de IA em toda a jornada do cliente, especialmente por meio da SOFIA, sua assistente virtual generativa desenvolvida internamente, que já ultrapassa 800 mil conversas mensais.

A empresa afirma que a IA elevou tanto a eficiência operacional quanto a experiência dos viajantes: o NPS das interações via SOFIA já supera os canais tradicionais, e os tempos de resolução caíram significativamente. Segundo o CTO e futuro CEO Gonzalo Estebarena, o modelo híbrido que combina IA com atendimento humano entrega desempenho 2,5 vezes superior.

Atlantica lança app para investidores

Divulgação
Disponível para iOS e Android, o App Investidor Atlantica reúne dados financeiros e operacionais
Disponível para iOS e Android, o App Investidor Atlantica reúne dados financeiros e operacionais

A Atlantica Hospitality International lançou o primeiro aplicativo do setor hoteleiro brasileiro dedicado exclusivamente a investidores, permitindo que proprietários de unidades acompanhem rendimentos, indicadores de performance e notícias em tempo real.

Disponível para iOS e Android, o App Investidor Atlantica reúne dados financeiros e operacionais em um ambiente seguro, com recursos como reconhecimento facial e digital, preferências personalizáveis e notificações instantâneas. O desenvolvimento, que recebeu investimento acima de R$ 1 milhão, foi guiado por pesquisas com investidores da própria rede.

O lançamento integra o projeto Excelência Financeira, parte do programa ESG da Atlantica, reforçando transparência e governança para mais de 13 mil investidores. A campanha de divulgação incluiu um vídeo criado 100% com IA.

Inovação corporativa além da tecnologia

Divulgação
Luana Nogueira, diretora-executiva da ALAGEV, em palestra na Festuris 2025
Luana Nogueira, diretora-executiva da ALAGEV, em palestra na Festuris 2025

Durante o Festuris 2025, a ALAGEV apresentou uma visão ampliada sobre inovação em viagens corporativas, defendendo que o futuro do setor passa por decisões mais humanas, sustentáveis e centradas no bem-estar do viajante.

Em sua palestra, a diretora-executiva Luana Nogueira destacou tendências globais que unem propósito, ESG e inteligência de dados, reforçando que a tecnologia deve atuar como suporte estratégico, e não como ponto de partida.

Com base em insights do GBTA 2025, Luana apontou que experiências personalizadas, políticas corporativas mais flexíveis e foco na qualidade de vida do viajante serão essenciais para empresas que buscam produtividade e engajamento. Segundo a ALAGEV, equilibrar tecnologia, sustentabilidade e propósito será o diferencial competitivo nas viagens corporativas dos próximos anos.

Por Anna Gabriela Costa, do Travel Tech Hub, especial para o Portal PANROTAS.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11219 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS