Comércio no Brasil começará a aceitar pagamento via Pix de turistas argentinos; veja como
Funcionalidade será habilitada de forma progressiva para os usuários argentinos pelo app do Mercado Pago

O Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre, passa a permitir que estabelecimentos brasileiros aceitem pagamentos via Pix realizados por turistas argentinos em sua conta digital do Mercado Pago.
A funcionalidade será habilitada de forma progressiva para os usuários argentinos e permitirá que os turistas realizem pagamentos instantâneos em reais usando seu saldo da conta digital Mercado Pago em pesos, sem necessidade de câmbio, dinheiro físico ou cartão internacional.
Pelo aplicativo, é possível escanear um código QR ou inserir uma chave Pix para concluir o pagamento diretamente da conta. O estabelecimento brasileiro recebe o valor em reais, via Pix, da mesma forma como já está acostumado no dia a dia.
“O Pix se tornou um case global de pagamentos instantâneos e estamos levando essa inovação para além-fronteiras. Ao permitir que turistas argentinos paguem com a própria conta que já conhecem, simplificamos a experiência deles e, ao mesmo tempo, impulsionamos as vendas dos comerciantes brasileiros, que têm visto seu faturamento crescer desde a chegada do Pix”
Daniel Davanço, head de pagamentos e serviços financeiros para PMEs do Mercado Pago no Brasil
Como funciona para o comerciante brasileiro?
O processo é idêntico ao Pix tradicional. O estabelecimento:
- Exibe o QR code ou chave Pix na tela da maquininha ao turista.
- O cliente argentino paga usando o botão “Pagar com Pix” dentro do aplicativo do Mercado Pago.
- O comerciante recebe o valor em reais, na hora.
A solução não exige nenhuma mudança operacional ou tecnológica ao comerciante.