BlaBlaCar passa a vender passagens de ônibus no Brasil

|

Divulgação
O aplicativo de caronas BlaBlaCar, prestes a completar cinco anos de atuação no Brasil, anuncia hoje o lançamento oficial de seu marketplace de passagens de ônibus no País. Com a novidade, a empresa passa a oferecer a possibilidade de reservar assentos em dois modais complementares, carro e ônibus, cabendo ao usuário escolher a opção que melhor o atenda em sua viagem intermunicipal ou interestadual.

Para viabilizar o marketplace, a empresa fechou parcerias com 41 empresas de ônibus rodoviário, estando 16 já disponíveis dentro da plataforma. Entre as viações já com passagens à venda estão importantes players do setor, como os grupos Itapemirim e Santa Cruz, além da Viação Garcia. A expectativa com o novo negócio é chegar a 950 mil passagens vendidas até o final de 2021, alcançando R$ 84 milhões em vendas já no primeiro ano de operação.

“O Brasil é o terceiro maior mercado para a BlaBlaCar dentre os 22 países atendidos, mas ainda conta com uma grande demanda reprimida em diversos trechos, o que é facilmente solucionado pela oferta de passagens de ônibus. Ao nos tornarmos multimodais, traremos mais opções aos usuários com a oferta dos dois meios complementares. É um ganha-ganha, pois seremos parceiros estratégicos das empresas de ônibus para preencher seus assentos vazios e diversificar seus canais de venda”, afirmou o diretor-geral da BlaBlaCar no Brasil, Ricardo Leite.


COMO VAI FUNCIONAR

A tecnologia usada pelo sistema de marketplace permite que a BlaBlaCar se conecte diretamente com o sistema de vendas dos parceiros para realizar a distribuição dos assentos sem intermediários, o que dá mais segurança e controle às viações, além de permitir a criação de um sistema de busca mais flexível e personalizado.

Ao procurar um trajeto pela BlaBlaCar, o usuário pode inserir endereços precisos e obter resultados com saídas próximas, ao invés de buscar por uma rodoviária ou cidade específica, como em outros portais. Isso vale tanto para as caronas quanto para as passagens de ônibus, que aparecem dentro da mesma busca, mas em abas diferentes.

“Para o parceiro, poder fazer buscas tão precisas significa mais chance de preencher um assento vazio a partir de um modelo digital eficiente que gera uma economia de escala e uma operação lucrativa. E para nós, na BlaBlaCar, é a chance de trazer mais opções de transporte aos nossos usuários, que muitas vezes não obtinham resultados em suas buscas”, completou Leite.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA