ClickBus apresenta IA e anuncia crescimento de 142% no mercado corporativo
Empresa vendeu 25 milhões de passagens em 18 meses e aposta no fortalecimento do modal rodoviário

Com o tema " O futuro das viagens de ônibus com IA", a ClickBus realizou hoje o seu evento ClickBus Academy, em São Paulo. O encontro exclusivo para convidados do desenvolvimento de negócios da companhia reuniu especialistas nas áreas de tecnologia, vendas e atendimento ao cliente.
Nos últimos 18 meses, a ClickBus vendeu mais de 25 milhões de passagens. Apenas na primeira metade de 2025, a companhia teve mais de 179 milhões de buscas na plataforma, segundo dados apresentados durante o evento.
Em entrevista ao Portal PANROTAS, Elbert Leonardo, vice-presidente comercial da ClickBus, destacou os resultados de 2024 e as estratégias da companhia para os próximos anos. Segundo ele, o mercado rodoviário vive um momento de expansão impulsionado pelo aumento do volume de passageiros e pelo avanço das vendas online.
"O transporte rodoviário tem cumprido uma lacuna deixada por outros modais. No corporativo, crescemos 142% na oferta, enquanto o mercado em geral cresce 30%. É uma oportunidade específica de nicho que precisa ser mostrada ao trade. Não adianta o setor estar acostumado apenas a vender pacotes de lazer ou outros modais e ignorar o rodoviário"
Elbert Leonardo, vice-presidente comercial da ClickBus
ClickBus Academy

O evento foi dividido em três blocos, cada um com os respectivos temas: excelência operacional, a revolução das viagens de ônibus com IA e cultura de inovação e IA. Durante o ClickBus Academy, representantes da empresa apresentaram números, projetos e perspectivas para o setor rodoviário, reforçando o papel da plataforma na digitalização das vendas e no fortalecimento do modal.
Um dos primeiros pontos abordados foi a integração da ClickBus com a base de dados do governo para o programa ID Jovem, que garante gratuidade para jovens de baixa renda. "Essa foi nossa primeira aplicação de integração, que trouxe novos usuários para a plataforma. Conseguimos transformar um desafio em oportunidade, reduzindo fraudes e garantindo a experiência de novos clientes", destacaram os executivos.
De acordo com a empresa, o transporte rodoviário já representa 14% das buscas relacionadas a Turismo no Brasil, mas ainda tem participação menor nas vendas do setor. "Há uma oportunidade clara aqui. Estamos construindo junto com 82 viações parceiras e diversas agências para ampliar esse mercado", reforçou.
Parcerias para fortalecimento

Atualmente, cerca de 30% das vendas da ClickBus são realizadas por meio de parceiros. No mercado corporativo, por exemplo, a empresa atua em conjunto com travel techs especializadas, como CVC, OnFly e BeFly, que oferecem soluções específicas para esse público. "O grande desafio é usar o canal certo para a oferta certa, e temos conseguido fazer isso com eficiência", disse Leonardo.
Além da atuação no varejo, a ClickBus ampliou sua presença no mercado corporativo, com parcerias com mais de 2,5 mil agências físicas e mais de 70 hotéis e empresas que ajudam nas vendas.
O executivo também destacou os planos de crescimento. Além do avanço orgânico, a ClickBus avalia aquisições para expandir sua atuação. "Estamos revisando nosso planejamento para os próximos três anos. Já realizamos nossa primeira investida, que está em processo de aprovação junto ao Cade, e vamos buscar novas oportunidades. Hoje temos capacidade de investimento, e a missão é identificar onde colocar os recursos para crescer de forma orgânica e inorgânica."
IA a como ferramenta
Para Elbert, a inovação é parte do DNA da ClickBus, ou como ele mesmo brinca DNIA. “Trabalhar com dados permite fazer a oferta certa, no momento e no lugar certos. E quando usamos inteligência artificial nesse processo, os resultados são ainda melhores. A tecnologia, somada a pessoas capacitadas, nos fez sair na frente no mercado rodoviário, trazendo ofertas competitivas que melhoraram nossa performance em vendas.”
Segundo ele, a análise de dados é essencial para garantir que a empresa esteja no caminho certo. Trabalhar dados permite entender se estão fazendo a oferta certa, no lugar e no momento certos. E quando utilizam ferramentas de inteligência artificial nesse processo, os resultados são ainda melhores. A viabilidade tecnológica somada a profissionais capacitados permitiu a companhia sair na frente do mercado rodoviário, oferecendo soluções competitivas e que melhoraram sua performance em vendas.
A ClickBus, como diz Elbert, tem investido na capacitação do trade em todo o Brasil. "Rodamos o país treinando agentes e operadores. Existe uma carência de conhecimento, e quando mostramos a qualidade de um ônibus de alto padrão, todos se impressionam. Estamos cumprindo essa missão. Pode parecer que chegamos atrasados, mas acreditamos que, mesmo assim, é o momento certo de mostrar esse potencial", concluiu.