Linha 17-Ouro testa trem na futura estação Aeroporto de Congonhas (SP)
Viagem faz parte dos preparativos para a abertura da linha prevista para o fim de março

A estação Aeroporto de Congonhas, da Linha 17-Ouro do metrô de São Paulo, recebeu pela primeira vez um trem na manhã de ontem (11). A circulação ocorreu durante uma viagem de teste, etapa prevista no cronograma de preparação para o início da operação da linha, programado para o fim de março.
O teste teve como objetivo avaliar o funcionamento do sistema de sinalização e controle dos trens, além das condições da via e do alinhamento nas plataformas. A circulação também marcou a primeira passagem de um trem pelo trecho que dá acesso direto à estação Aeroporto de Congonhas.
O percurso realizado ontem partiu do Pátio Água Espraiada até a estação Brooklin Paulista. Na sequência, o trem retornou no sentido da estação Aeroporto de Congonhas, que fará a ligação do terminal aéreo com a rede metroferroviária. Durante os testes, os trens circularam com velocidade entre 10 km/h e 20 km/h.
A estação Aeroporto de Congonhas está com 97% das obras executadas. As atividades atuais estão concentradas no acabamento interno, como a instalação de comunicação visual, e no entorno externo dos acessos, além da realização de testes operacionais.
A Linha 17-Ouro, que teve as obras retomadas em setembro de 2023, alcançou 95% de execução. Dos 14 trens previstos para a operação, oito estão sendo utilizados em testes.
Como será a ligação com o aeroporto
A linha vai conectar o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda. O trajeto terá 6,7 quilômetros de extensão e contará com oito estações.
Integrações previstas
Além da conexão com a Linha 9, a Linha 17-Ouro permitirá integração com o metrô na estação Campo Belo, da Linha 5-Lilás, ampliando as opções de deslocamento para quem utiliza o aeroporto.
Atendimento aos passageiros
A estimativa é que a linha atenda aproximadamente 100 mil passageiros por dia, oferecendo uma alternativa de acesso sobre trilhos ao Aeroporto de Congonhas e à zona sul da capital paulista.