Karina Cedeño   |   29/12/2025 08:53

São Paulo atinge recorde histórico ao receber 2,8 milhões de turistas internacionais

Fluxo total de turistas no Estado deve chegar a 51,5 milhões neste ano, superando projeções iniciais


Divulgação
avenida paulista,masp,são paulo,paisagem são paulo
avenida paulista,masp,são paulo,paisagem são paulo

Em 2025, São Paulo alcança um marco inédito no Turismo internacional, com a previsão de chegada de 2,8 milhões de visitantes estrangeiros, o maior número já registrado.

O volume reforça a posição do Estado como porta de entrada no Brasil para turistas de outros países. Os dados são do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).

De acordo com o levantamento, o desempenho do setor demonstra sua capacidade de expansão acima do restante da economia paulista, em um cenário de retomada e crescimento do Turismo global. A maior disposição para viajar, tanto entre brasileiros quanto estrangeiros, somada à força do mercado interno e à ampla conectividade internacional do Estado, sustenta esse avanço.

Fluxo total de turistas em SP

Segundo o CIET, o fluxo total de turistas em São Paulo deve chegar a 51,5 milhões em 2025, número 500 mil acima das projeções iniciais. Desse total, 48,7 milhões correspondem a turistas nacionais, com alta de 4,3%. Já o Turismo internacional deve crescer 23,1%, evidenciando o fortalecimento do Estado nas rotas globais.

Esse aumento do movimento turístico impacta diretamente a economia paulista. A previsão é de que o PIB do Turismo alcance R$ 341 bilhões em 2025, alta de 3,7% frente a 2024, com participação de 9,7% no PIB estadual. O resultado supera as expectativas e reflete, principalmente, a maior entrada de estrangeiros, o fortalecimento do Turismo de proximidade e a geração de empregos no setor.

A liderança de São Paulo como principal porta de entrada do Turismo internacional no País se apoia em sua infraestrutura aérea e logística. O Estado concentra o maior hub aeroportuário do Hemisfério Sul e da América Latina, formado por Guarulhos, Congonhas e Viracopos, responsáveis pela maior parte das conexões internacionais do Brasil. Em 2025, esses aeroportos devem movimentar 84 milhões de embarques e desembarques, enquanto o total incluindo 11 aeroportos regionais deve atingir 86,2 milhões de passageiros.

O crescimento do Turismo também se reflete na criação de emprego e renda. A expectativa é de um saldo de 39 mil novos postos formais diretos, elevando o total de trabalhadores com carteira assinada no setor para 972.371, um aumento de 4,2% em relação ao ano anterior.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Karina Cedeño

Conteúdos por

Karina Cedeño

Karina Cedeño tem 7772 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero em 2011 e com mais de dez anos de experiência em reportagens no setor de Turismo.