Artur Luiz Andrade   |   18/04/2018 13:21

WTTC elenca 3 maiores desafios para o Turismo mundial

Viagens seguras e fáceis; preparação para gerenciar e reagir às mais diversas crises; e ter um crescimento sustentável, com benefícios a todos. A indústria de Viagens e Turismo, segundo a presidente e CEO do WTTC, a mexicana Gloria Guevara, precisa f


Emerson Souza
Gloria Guevara
Gloria Guevara
BUENOS AIRES – Viagens seguras e fáceis; preparação para gerenciar e reagir às mais diversas crises; e ter um crescimento sustentável, com benefícios a todos. A indústria de Viagens e Turismo, segundo a presidente e CEO do WTTC, a mexicana Gloria Guevara, precisa focar nesses três desafios.

O uso inteligente da tecnologia, como a biometria, irá, de acordo com Gloria Guevara, ajudar a indústria a tornar as viagens mais seguras, uma necessidade no mundo de hoje, mas também mais fáceis e menos estressantes. Quanto ao gerenciamento de crises, ela não tem dúvidas: quando os governos engajam a iniciativa privada em suas políticas e estratégias, a recuperação é mais rápida. Desastres naturais, pandemias e crises econômicas precisam de uma coordenação do poder público com as empresas para que seus impactos no Turismo sejam menores e para que a solução chegue mais rapidamente.

A sustentabilidade, por sua vez, envolve desde o cálculo do impacto social e ambiental do Turismo até o envolvimento das comunidades nas soluções e nos ganhos.

Hoje Viagens e Turismo representam 9,9% de todos os empregos no mundo (um em cada dez) e 10,4% do PIB mundial. A previsão é chegar a 2028 com 11,4% de participação no PIB e um de cada nove empregos. “Isso é possível”, indaga Gloria. Sim, mas em um mundo incerto e com tantas variáveis, se preparar, com foco nos três itens listados, é fundamental. “No ano passado, Viagens e Turismo cresceu 4,6% no mundo, mais que a economia mundial (3%), e de cada cinco novos empregos gerados, um veio de nossa indústria. Temos de ser mais consistentes, sustentáveis e resilientes para mantermos esse momento e essas previsões”.

Antes de comandar o WTTC, substituindo David Scwosill, Gloria Guevara atuou como executiva do Sabre e ministra de Turismo do México.

A PANROTAS é media partner exclusiva no Brasil do WTTC.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18728 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.