Artur Luiz Andrade   |   18/04/2018 13:21

WTTC elenca 3 maiores desafios para o Turismo mundial

Viagens seguras e fáceis; preparação para gerenciar e reagir às mais diversas crises; e ter um crescimento sustentável, com benefícios a todos. A indústria de Viagens e Turismo, segundo a presidente e CEO do WTTC, a mexicana Gloria Guevara, precisa f


Emerson Souza
Gloria Guevara
Gloria Guevara
BUENOS AIRES – Viagens seguras e fáceis; preparação para gerenciar e reagir às mais diversas crises; e ter um crescimento sustentável, com benefícios a todos. A indústria de Viagens e Turismo, segundo a presidente e CEO do WTTC, a mexicana Gloria Guevara, precisa focar nesses três desafios.

O uso inteligente da tecnologia, como a biometria, irá, de acordo com Gloria Guevara, ajudar a indústria a tornar as viagens mais seguras, uma necessidade no mundo de hoje, mas também mais fáceis e menos estressantes. Quanto ao gerenciamento de crises, ela não tem dúvidas: quando os governos engajam a iniciativa privada em suas políticas e estratégias, a recuperação é mais rápida. Desastres naturais, pandemias e crises econômicas precisam de uma coordenação do poder público com as empresas para que seus impactos no Turismo sejam menores e para que a solução chegue mais rapidamente.

A sustentabilidade, por sua vez, envolve desde o cálculo do impacto social e ambiental do Turismo até o envolvimento das comunidades nas soluções e nos ganhos.

Hoje Viagens e Turismo representam 9,9% de todos os empregos no mundo (um em cada dez) e 10,4% do PIB mundial. A previsão é chegar a 2028 com 11,4% de participação no PIB e um de cada nove empregos. “Isso é possível”, indaga Gloria. Sim, mas em um mundo incerto e com tantas variáveis, se preparar, com foco nos três itens listados, é fundamental. “No ano passado, Viagens e Turismo cresceu 4,6% no mundo, mais que a economia mundial (3%), e de cada cinco novos empregos gerados, um veio de nossa indústria. Temos de ser mais consistentes, sustentáveis e resilientes para mantermos esse momento e essas previsões”.

Antes de comandar o WTTC, substituindo David Scwosill, Gloria Guevara atuou como executiva do Sabre e ministra de Turismo do México.

A PANROTAS é media partner exclusiva no Brasil do WTTC.

Tópicos relacionados