Marcos Martins   |   06/11/2018 17:34

MTur anuncia novo banco para financiamento de projetos

Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) também pode financiar propostas do Prodetur+Turismo


Daniel Muniz/ Prefeitura de Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu (PR) é a primeira cidade a apresentar carta-consulta ao CAF
Foz do Iguaçu (PR) é a primeira cidade a apresentar carta-consulta ao CAF
O Ministério do Turismo confirmou hoje a entrada do primeiro banco internacional no Prodetur+Turismo, programa de crédito da pasta. Além do BNDES, primeiro parceiro na iniciativa, a partir de agora as propostas também poderão ser financiadas pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), que disponibilizou U$S 1 bilhão por ano para aplicar em projetos no Brasil.

O Turismo é o primeiro setor no País a oficializar parceria com o banco, compartilhando diretrizes do projeto institucional. Serão elegíveis para financiamento internacional projetos públicos de Estados e municípios com mais de 100 mil habitantes e pré-aprovados com o Selo+Turismo, concedido pelo ministério às propostas alinhadas à política nacional do setor. A taxa de juros aplicada será de 4,25% ao ano, com até cinco anos de carência e 18 anos para amortização.

“A ampliação do Prodetur+Turismo é um claro sinal de que o mercado está confiante no desenvolvimento do setor, demandando por mais crédito disponível, e é papel do governo responder a esse movimento por mais investimento”, afirma o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.

O primeiro projeto do Prodetur+Turismo apresentado ao CAF é de Foz do Iguaçu (PR). A proposta prevê uma completa recuperação urbana voltada à humanização da cidade para o Turismo, que inclui a criação de avenidas turísticas, bulevares, ciclovias, paisagismo e arborização.

A expectativa é que a carta seja aprovada já na próxima reunião da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex/Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão), marcada para dezembro.

Tópicos relacionados