Fabíola Bemfeito   |   02/05/2010 00:40

Benchmarking visitará Toscana, Peru e México, diz Abav

O diretor do Iccabav e responsável pela aérea do Proagência, Antônio Azevedo, fez hoje um balanço do Programa de Benchmarking em Turismo – Aprendendo com as Melhores Experiências Nacionais e Internacionais, que é operacionalizado pela Abav em uma parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e Sebrae.

COIMBRA – O diretor do Iccabav e responsável pela aérea do Proagência, Antônio Azevedo, falou hoje durante a reunião internacional da entidade, que acontece em Portugal, sobre o Programa de Benchmarking em Turismo – Aprendendo com as Melhores Experiências Nacionais e Internacionais, operacionalizado pela Abav em parceria com Ministério do Turismo (MTur) e Sebrae e dividido em dois projetos, um internacional, o “Excelência em Turismo”, e outro nacional, o “Vivências Brasil”.

"O objetivo é qualificar empresas do setor por meio da técnica do benchmarking com foco na incorporação das melhores práticas de gestão, inovação e estratégias de mercado. Isso se dá por meio da realização de viagens técnicas para destinos referência de cada segmento”, explicou.

Para tal, este ano serão visitados dez destinos, em grupos de no máximo 12 agentes. As próximas viagens serão para a República Tcheca para observação da operação em destinos emergentes, para onde Azevedo segue diretamente de Portugal, para a Toscana (Itália), para vivenciar o turismo de bem-estar, termalismo e saúde, para o Peru visando à operação de turismo de fronteira e em comunidades tradicionais, e para o México (segmentação da oferta turística).

No nacional haverá programas para Olinda e Recife (Turismo cultural), Búzios (Sol e praia), São Paulo (turismo de negócios), Pantanal (ecoturismo), Brotas e Socorro (aventura) e Gramado (geração e organização de eventos criativos.

Para participar, a empresa deve enviar e-mail para benchmarking@abav.com.br. "A procura está grande e temos mais candidatos do que vagas”, explica Azevedo, que ressalta que a decisão de quem participa é tomada em cima de critérios bem definidos, como inscrição no Cadastur, o mínimo de dois anos de funcionamento, a associação a entidades do segmento, entre outros.


*Fonte: O Plantão de Notícias viaja a convite da Abav, da Tap e do Turismo de Portugal com assistência internacional GTA

Tópicos relacionados