Savia Reis   |   06/04/2011 15:55

Viajante quer pagar por serviço de agência, diz Ipeturis

Segundo pesquisa do Instituo de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo (Ipeturis), divulgada hoje, os consumidores estão dispostos a pagar pelos serviços das agências para garantir uma boa viagem.

Segundo pesquisa do Instituo de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo (Ipeturis), divulgada hoje em São Paulo, os consumidores estão dispostos a pagar pelos serviços das agências de viagens para garantir uma boa viagem.

“O resultado é que um número significativo de viajantes está disposto a pagar por muitos dos serviços de consultoria, cada vez mais sofisticado, oferecidos pelas agências. Hoje, elas garantem, rigorosamente, todas as etapas do processo, desde a informação a reserva das passagens e diárias nos meios de hospedagem, até o acompanhamento do cliente no destino”, explicou o presidente do instituto, Ilya Hirsch.

Tecnologia também esteve em pauta no evento de divulgação do estudo. “As mais espertas fazem uso inteligente da tecnologia, para melhorar o atendimento. O conceito de Customer Relationship Management (CRM) para conhecer, encantar, captar, reter e, acima de tudo, tornar o cliente fiel, já vai virando ferramenta incorporada à rotina de muitas agências. Com isso, ganham os clientes e ganham os negócios”, disse o presidente do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo (Sindetur-SP) – órgão que encomendou a pesquisa –, Eduardo Nascimento.

RESULTADOS
O trabalho de buscar para o cliente o menor preço dos produtos de viagem é valorizado por 91% dos consultados: 40% o definiram como importante e 51%, muito importante. Além disso, 37% de todos os entrevistados estariam dispostos a remunerar o serviço.

No caso de informações sobre o destino, um terço dos entrevistados (34%) aceitariam gastar para recebê-las. Com relação ao serviço de reserva, essa taxa é ainda maior: metade dos consultados (48%) pagaria.

Pedidos de alteração poderiam ser cobrados para 41%; mesma taxa apurada na pesquisa para cancelamentos. Outros 33% pagariam por entrega de vouchers e tíquetes e 38% pagariam pela assistência no aeroporto (36% e 31%).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Savia Reis

Savia Reis tem 4014 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS