Diego Verticchio   |   21/12/2012 11:45

Abav-RJ critica falta de interesse dos agentes

Abav-RJ termina 2012 com 300 cursos de capacitação. O número, no entanto, contradiz com a quantidade de inscritos

A Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio de Janeiro (Abav-RJ), hoje a maior regional da Abav do País, com cerca de 620 associados, termina 2012 com 300 cursos de capacitação realizados ao longo do ano. O número, no entanto, contradiz a quantidade de inscritos. O presidente da entidade, George Irmes (foto), não revela a quantidade de pessoas capacitadas, mas diz que é muito abaixo do que gostaria. “Se pudesse resumir em uma palavra, seria decepção”.

Professor de três universidades, Irmes sabe muito bem a importância da capacitação e da reciclagem para o sucesso de uma agência. “É uma coisa que eu não consigo entender. Em São Paulo, por exemplo, quando é aberto algum curso, há uma chuva de inscritos, aqui no Rio é diferente”, lamenta.

Para tentar mudar este cenário, Irmes pretende, em 2013, ouvir mais as agências. “Minha ideia é fazer um levantamento das necessidades das agências e correr atrás de cursos para suprir essas carências”, afirmou o presidente da entidade.

CRESCIMENTO
Nem só de críticas George Irmes resumiu o ano de 2012. O presidente da Abav comemorou o crescimento de 13% na comercialização de viagens em comparação com 2011 – ano considerado por ele como sendo “muito bom”. O aumento na comercialização foi puxado pelo exportativo. O receptivo, segundo ele, não foi muito bem devido aos preços excessivos cobrados no Rio de Janeiro, principalmente nas tarifas dos hotéis.

Para 2013, ele acredita que haverá aumento na comercialização das viagens, mas não arrisca apontar um percentual. “Se mantivermos esta média de 13% será excelente”, conclui.

Tópicos relacionados