Caroline Cabral   |   22/04/2014 08:01

PL 5.120 e internet são lembradas no Dia do Agente

O Portal PANROTAS conversou com presidentes e representantes das Abavs do Nordeste para entender quais são as grandes celebrações do dia 22 de abril e, na contrapartida, quais os desafios e superações que devem ser trabalhados no decorrer do ano.

O Portal PANROTAS conversou com presidentes e representantes das Abavs do Nordeste para entender quais são as grandes celebrações do dia 22 de abril, dia do agente de viagens, e, na contrapartida, quais os desafios e superações que devem ser trabalhados no decorrer do ano.

A PL 5.120/2001, que tramita há 13 anos e que regulamenta a atividade das agências de viagens, surgiu nas respostas como possível motivo para comemorações homéricas em 2014. A internet e as vendas on-line causam opiniões divergentes: há quem ache que é um mal para o ofício, uma inimiga declarada; e há quem a defenda como ferramenta essencial para aprimorar a prática da profissão e o serviço oferecido.

Onde você fica nestas discussões? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários, mas, antes, confira as respostas na íntegra abaixo.

José Alves Peixoto Junior, presidente da Abav-BA
A COMEMORAR — A preocupação do agente de viagens com a qualidade do serviço. Nosso maior concorrente é a internet, e o agente que não for capacitado não tem condições de atender seu cliente. O mais importante, então, é a reciclagem aliada à tecnologia.

DESAFIOS — Saber conciliar investimento em capacitação e tecnologia com a economia que não caminha como nós queríamos. Temos que manter a qualidade do serviço em um panorama econômico que não acelera como deveria; estamos preocupados com o meio do ano, junho e julho são meses que teremos que botar a barba de molho, estamos nos preparando para o período.

Eldon Tajra Evangelista de Souza, presidente da Abav-PI
A COMEMORAR — Temos motivos para comemorar sim: conseguimos encontrar alternativas para atender os clientes, tudo com muita criatividade diante do que tem acontecido. O relacionamento agente/cliente está mais próximo, criamos uma relação mais confiável.

DESAFIOS — Temos como o maior concorrente o fornecedor, porque ele oferece vantagens só para os clientes, que já chegam dizendo: “recebi uma oferta do fornecedor, vocês cobrem?” e a gente muitas vezes não consegue.

Verônica Patrício Gonçalves de Holanda, presidente da Abav-CE
A COMEMORAR — A grande conquista neste ano seria se tivéssemos recebido a aprovação da PL que regulamenta a nossa atividade. Seria a coroação do dia se fosse aprovada a tempo do dia 22. Todo o feedback que eles dão para a Abav Nacional é de que há previsão para aprovar até o final de abril. Seria estupendo se amanhecesse na segunda-feira e, olhando o Portal PANROTAS, descobrisse que a PL foi aprovada. Até clientes nossos estão torcendo pela aprovação.

DESAFIOS — Vencer todas as árduas batalhas que têm aparecido na nossa frente é um grande desafio. Problemas com aéreas, com fornecedores, com parcerias ou a falta delas; esse é o nosso maior desafio neste ano. Não acho que vencer a venda da internet seja o desafio, a internet não tira cliente de ninguém - o consultor bem preparado usa a internet como ferramenta de apoio para seu trabalho, não como inimiga.

Edison Angelo Gonçalves, presidente da Abav-PE
A COMEMORAR — O mais importante nesta data é voltar a atenção para o agente de viagens e lembrá-lo que ele é um consultor de viagens, que está disponível para mostrar ao cliente seu know how e sua expertise. Temos que lembrar que ele é muito importante para o planejamento e a conclusão das viagens.

DESAFIOS — Superar a concorrência é um grande desafio, mas o agente de viagens está sendo motivado a identificar um foco, um nicho no segmento, e ir em busca de sua especialidade. Anos atrás, o agente atendia todos os perfis. Hoje, ele deve atender um segmento específico, pois, assim, terá um bom retorno e uma estabilidade maior.

João de Souza Ávila, diretor de relações governamentais da Abav Nacional
A COMEMORAR — O principal motivo para celebrar neste dia 22 é o reconhecimento da nossa atividade, estamos ganhando esse presente depois de 13 anos de luta, finalmente seremos reconhecidos.

DESAFIOS — O desafio, não deste ano, e sim da atualidade, é conviver com o novo paradigma: ou o agente se atualiza ou não sobrevive. Ele tem que trabalhar e mostrar que os fornecedores precisam dele, pois ele melhora seu trabalho e produto. Primeiro, temos que saber dar boas informações aos nossos clientes e, aí, seremos cada vez mais valorizados no País.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Caroline Cabral

Caroline Cabral tem 625 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS