Alex Souza   |   06/01/2015 16:44

Constantino: "Tudo está ficando difícil para as agências"

No penúltimo dia de 2014, um ano diferente e cheio de surpresas, o mercado foi comunicado sobre o fechamento de mais uma empresa tradicional do turismo – a agência paulistana Class Tour, que em 2015 completaria 40 anos de operações

No penúltimo dia de 2014, um ano diferente e cheio de surpresas, o mercado foi comunicado sobre o fechamento de mais uma empresa tradicional do turismo – a agência paulistana Class Tour, que em 2015 completaria 40 anos de operações.

O Portal PANROTAS conversou com um dos sócios da empresa, o presidente da Abav-SP, Constantino Karacostas (foto), para entender melhor as razões que culminaram no encerramento das atividades – o departamento contábil permanece em funcionamento até 31 de março para finalizar pendências.

Confira.

PORTAL PANROTAS
– Quais foram os motivos que levaram ao término das operações?
CONSTANTINO KARACOSTAS – Foi uma decisão dos sócios, somente isso. Chegamos ao consenso de que seria melhor encerrar.

PP
– Mas qual foi o contexto que culminou na decisão?
CK – Muita coisa mudou, há muita concorrência, tudo está ficando difícil para as agências e optamos por encerrar. É um acúmulo de situações que hoje uma agência se depara. As mudanças são rápidas e às vezes fica difícil fazer com que os clientes entendam. Chega uma hora que você cansa e resolve partir para outra empreitada. Tudo na vida são ciclos. Tudo tem um fim.

PP – É comum ouvirmos dos dirigentes do setor que as agências têm de se preocupar com tecnologia, focar em nichos, trabalhar com fee, entre outros aspectos. Como foi com a Class Tour?
CK – Nós sempre investimos em tecnologia, nos especializamos no turismo de luxo. Mas houve a concorrência das OTAs, a eliminação dos comissionamento, o problema cultural de se pagar pelo serviço. É um conjunto de fatores que nos levaram a essa decisão. Tecnologia é o grande desafio das agências, que têm de investir nisso e encontrar formas inteligentes e criativas de se diferenciar e tentar fidelizar o cliente.

PP – Em algum momento, nos últimos anos, a Class Tour foi procurada por grupos interessados em fusão ou aquisição?
CK – Todas as principais agências em algum momento iniciaram conversas com seus pares, foram procuradas ou receberam algum assédio. Também ocorreu com a Class Tour mas não foi do interesse no momento, não estávamos no momento para fazer algum tipo de fusão ou venda. E aí passa.

Nota da Redação: Constantino Karacostas agora está à frente da Exxclusive, uma consultoria voltada ao segmento de luxo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Alex Souza

Alex Souza tem 4664 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS