Fátima Gatoeiro   |   27/07/2009 12:43

Brigadeiro Nicácio deixa a Infraero e assume CTA

O Tenente Brigadeiro do Ar Cleonilson Nicácio Silva deixa a presidência da Infraero no final da próxima semana e assume o comando do Centro Tecnológico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos (SP), em 18 de agosto.

O Tenente Brigadeiro do Ar Cleonilson Nicácio Silva deixa a presidência da Infraero no final da próxima semana com um balanço positivo da curta, mas efetiva, gestão. Há pouco, o brigadeiro reuniu-se com a imprensa especializada no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para o que chamou de "um bate papo informal", mas que serviu como oportunidade para um rápido balanço sobre sua atuação à frente da estatal, que deixa para assumir no próximo dia 18 de agosto o comando do Centro Tecnológico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos (SP). Ele não confirmou a informação de que seria o nome mais cotado para assumir a Aeronáutica, no lugar do brigadeiro Juniti Saito, em 2011, assim como também sobre seu provável sucessor, o engenheiro Murilo Marques Barbosa, atual chefe de gabinete do Ministro da Defesa, Nelson Jobim.

Preferindo concentrar o "bate papo" nos resultados da sua gestão, o brigadeiro atribuiu o bom trabalho realizado à eficiência da equipe e à atuação conjunta com a Anac e o Ministério da Defesa. "Da meta de seis anos em seis meses, diria que chegamos a cinco anos e meio", disse o brigadeiro, lamentando não ter tido tempo de cumprir duas das metas que tinha: ver concluído o terminal 3 de Guarulhos (SP) e corrigida a defasagem tarifária que, segundo o dirigente, impediu a arrecadação adicional de R$ 4 bilhões à Infraero no período entre 1998 e 2008.

O brigadeiro também foi enfático e falou de forma muito positiva sobre o futuro da Infraero, que destacou como segunda maior rede de aeroportos do mundo e terceira em volume de passageiros embarcados e desembarcados, e reafirmou sua crença no modelo estatal, que ele lembrou é o mesmo adotado pelas redes mundiais mais bem sucedidas, nos Estados Unidos e na Europa, exemplificou. Mas se disse totalmente favorável à abertura de capital, que ele ententende como o caminho mais rápido para o fortalecimento do setor, e que já começou a ser trilhado com as mudanças efetuadas no estatuto neste final de gestão.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Fátima Gatoeiro

Fátima Gatoeiro tem 1922 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS