Felipe Niemeyer   |   02/09/2009 10:34

SDU tem restrição de horário suspensa temporariamente

SDU tem restrições suspensas temporariamente.

A secretária do Ambiente, Marilene Ramos, anunciou ontem que o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) suspendeu temporariamente a restrição de voos noturnos impostos à Infraero no aeroporto Santos Dumont (SDU), no Rio de Janeiro. Sob orientação do ministro da Defesa, Nelson Jobim, a secretária se reunirá ainda esta semana com o diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Dcea), tenente-brigadeiro Ramon Cardoso, e com a presidente da Agência Nacional de Aviação (Anac), Solange Vieira, para que os órgãos encontrem, juntos, uma solução para reduzir o incômodo causado pelos aviões aos moradores de oito bairros cariocas afetados pela Rota 2.

Há 20 dias, a Infraero foi notificada sobre a suspensão de voos entre 22h e 6h, quando também foi aplicada, pelo Inea, multa de R$ 250 mil por operar o aeroporto sem licença ambiental desde 2007. Como as determinações não foram cumpridas, o Inea estipulou nova multa de R$ 25 mil a cada infração. A decisão foi suspensa na última segunda-feira porque a Infraero alegou que a responsabilidade sobre as rotas é do Dcea e a dos horários, da Anac. A empresa pediu prazo de 24 horas para se adaptar à determinação.

No entanto, a secretária afirma que o Inea não vai abrir mão de reduzir o volume de voos, alegando que o excesso de ruído prejudica mais de um milhão de pessoas. “Nosso objetivo não é multar o órgão e arrecadar recursos, mas buscar um modelo de operação que esteja dentro dos limites toleráveis e que não prejudique a população. A nova direção da Infraero entende que não pode afrontar a legislação ambiental e está buscando uma solução”, afirmou.

A rota 2 foi suspensa no dia 11 de agosto devido a reclamações de moradores dos bairros Botafogo, Catete, Cosme Velho, Flamengo, Glória, Laranjeiras, Santa Teresa e Urca. A Infraero entrou com recurso, que não tem efeito suspensivo, contra a decisão do Inea.

Tópicos relacionados