Felipe Niemeyer   |   10/12/2009 18:13

Infraero divulga ações para fim de ano nos aeroportos

A Infraero divulgou as principais ações coordenadas pelo Ministério da Defesa, e adotadas pela estatal, Anac e Decea, para assegurar um fim de ano tranquilo nos aeroportos.

A Infraero divulgou as principais ações coordenadas pelo Ministério da Defesa, e adotadas pela estatal, Anac e Decea, para assegurar um fim de ano tranquilo nos aeroportos. Por parte da Anac, os inspetores acompanharão o procedimento das companhias atrás dos balcões de check-in, na pista, no desembarque e no centro de controle da Aeronáutica (CGNA).

A agência também vetou em Guarulhos os voos fretados no horário de pico (7h às 8h) e as maiores companhias (especialmente Tam e Gol) assumiram compromisso com a Anac de não praticar overbooking, aceitar o endosso de outras empresas, manter aeronaves reserva, e colocar mais funcionários no check-in.

Por parte da Infraero, para o fim do ano foram suspensas folgas e férias de funcionários. A estatal adquiriu mil coletes amarelos para identificar funcionários no atendimento ao público; também foi ativada da “Sala de Situação”, que funcionará 24 horas acompanhando as operações nos aeroportos, com telefones diretos para as áreas operacionais.

De acordo com a Infraero, outras ações realizadas no decorrer do ano trarão efeitos positivos no fim do ano como o investimento de R$ 300 milhões nos 67 aeroportos da rede; aquisição de 22.270 carrinhos de bagagens; 130 ônibus; 63 picapes para apoio operacional; 1.630 rádios de comunicação; instalação de monitores de LCD de até 52 polegadas para acelerar a informação ao passageiro; foram convocados 246 concursados (outros 516 virão em janeiro de 2010) e treinadas mais de 1,8 mil pessoas para atender pessoas com deficiência.


A estatal também destaca as obras já conclídas em 2009, entre elas, as melhorias no Terminal I do Galeão (reforma de sanitários, acabamentos, revestimentos de paredes, pisos, forro , monitores de informação, etc) e no Santos-Dumont (reforma do revestimento asfáltico das pistas), ambos no Rio de Janeiro; construção dos novos Terminais de Passageiros nos aeroportos Cruzeiro do Sul (Acre) e de Boa Vista (Roraima); a construção do Terminal de Cargas e da Torre de Controle de Fortaleza e a instalação da nova cobertura do Terminal 2 de cargas de Manaus.

Tópicos relacionados