Felipe Niemeyer   |   28/12/2009 11:33

UA, CO e All Nippon tentam acordo em voos transpacíficos

As companhias aéreas americanas United Airlines e Continental Airlines, e a japonesa All Nippon Airways pediram ao órgão regulador do setor nos EUA, o U.S. Department of Transportation, permissão para estabelecer um acordo para que as três empresas trabalhem juntas.

As companhias aéreas americanas United Airlines e Continental Airlines, e a japonesa All Nippon Airways pediram ao órgão regulador do setor nos EUA, o U.S. Department of Transportation, permissão para estabelecer um acordo para que as três empresas trabalhem juntas e possam coordenar escalas e preços de voos entre os EUA e o Japão. As companhias aéreas enviaram um requerimento para conseguirem imunidade da lei antitruste, justificando que o acordo faria com que elas "competissem mais efetivamente" com outras alianças globais do setor na rotas que cruzam o Pacífico.

A ideia das empresas é poder, com a aprovação do órgão, coordenar as atividades aéreas dos trechos transpacíficos, incluindo horários, preços e vendas. As três companhias já pertencem à Star Alliance. Neste acordo, a Continental foi a última a entrar, passando a integrar o grupo em outubro. O que as empresas querem agora, no entanto, é estreitar também seus laços financeiros. As leis antitruste geralmente não permitem que companhias coordenem preços, mas o governo pode garantir imunidade em casos que acredita que trarão benefícios para os consumidores.

Tópicos relacionados