Da Redação   |   15/12/2010 17:13

Três milhões de passageiros migram para transporte aéreo

O presidente da Abetar, Apostole Lazaro Chryssafidis, abriu a quinta edição do Congresso Abetar, que tem como tema “A Nova Aviação Regional – Crescimento e Desafios”. O evento começou esta tarde, na sede da Confederação Nacional do Transporte (CNT), em Brasília, com a apresentação do Estudo para Ade

O presidente da Abetar, Apostole Lazaro Chryssafidis, abriu a quinta edição do Congresso Abetar, que tem como tema “A Nova Aviação Regional – Crescimento e Desafios”. O evento começou esta tarde, na sede da Confederação Nacional do Transporte (CNT), em Brasília, com a apresentação do Estudo para Adequação da Infraestrutura Aeroportuária nas Regiões de Interesse Turístico. O trabalho foi desenvolvido para identificar os aeroportos com potencialidade turística para direcionar identificar a necessidade de investimentos.

“Não queremos subsídios, mas investimentos do governo e melhoramentos no arcabouço regulatório do setor”, afirmou o presidente em seu discurso. Segundo ele, a aviação regional obteve um crescimento de 340% nos últimos oito anos na sua participação no mercado nacional, saindo de 1,25% para os atuais 5,5%.

Já o secretário nacional de Transportes do Ministério dos Transportes, Marcelo Perrupato e Silva, responsável pela revisão do Plano Nacional de Logística Transportes (PNLT), mostrou preocupação quanto a esse crescimento. Segundo ele, de 2005 para cá o transporte rodoviário sofreu uma queda de três milhões de passageiros, que foram deslocados para o transporte aéreo.

“Em se tratando de planejamento de transporte, estamos atentos observando todas as tendências, procurando não tomar partidos por nenhuma modalidade, para enxergar o pais com suas necessidades, com a questão ambiental em foco”, afirmou, ressaltando a necessidade de uma revisão urgente no arcabouço regulatório do transporte rodoviário e defendendo que o setor também tenha isenção de ICMS, como ocorre com a aviação regional.

“A aviação regional está competindo com ônibus em rotas de 300 e 500 quilômetros. O mesmo mercado precisa ser atendido por modalidades diferentes. Confio que o crescimento da aviação regional é benéfico para o País. É algo que nasce com visão de competição que é tudo que a população quer”, afirmou o secretário.

Para Chryssafidis, a avaliação do secretário é justa “Só quem ganha com isso é o passageiro. Somos favoráveis à concorrência sadia. Queremos que o setor rodoviário tenha a oportunidade de se rededesenhar como a aviação regional fez”, afirmou.


*Fonte: Martha Mendes, de Brasília, especial para o Portal PANROTAS

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11172 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS