Claudio Schapochnik   |   07/01/2011 09:18

Infraero e Prefeitura de Londrina (PR) ampliarão aeroporto

O presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, e o prefeito de Londrina, Homero Barbosa Neto, assinaram nesta terça-feira (dia 4) um Acordo de Cooperação para ampliação da área do Aeroporto de Londrina – Governador José Richa

O presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, e o prefeito de Londrina, Homero Barbosa Neto, assinaram nesta terça-feira (dia 4) um Acordo de Cooperação para ampliação da área do Aeroporto de Londrina – Governador José Richa. O objetivo é aumentar em 600 metros a pista de pouso e decolagem, instalar um sistema de pouso por instrumentos categoria I (ILS Cat I) e a modernização dos equipamentos existentes.

O documento prevê a incorporação de cinco áreas vizinhas ao aeroporto, ampliando em 1,21 milhão de m² a área atual. As melhorias têm prazo para execução de 60 meses após a assinatura do acordo. A informação é da Infraero.

Essa assinatura é o primeiro passo para a modernização das instalações do aeroporto, que prevê a construção da pista de taxiamento de aeronaves, bem como a criação de toda infraestrutura para instalação do ILS Cat I e do D-VOR, equipamentos que vão ampliar as condições de orientação das aeronaves que operam no aeroporto. A aquisição e instalação do ILS serão realizadas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), do Comando da Aeronáutica. Já o D-VOR será adquirido e instalado pela Infraero.

O acordo prevê que a Prefeitura de Londrina realize as desapropriações necessárias e transfira os terrenos das cinco áreas ao patrimônio da União, além de retirar obstáculos e edificações que estejam na área de ampliação. Além disso, o município deverá transferir uma adutora de água para fora da nova área, além de manter o aterro sanitário afastado do aeroporto, garantindo a segurança na operação de aeronaves.

À Infraero caberá, em conjunto com o município, realizar a licitação para executar as melhorias nas vias de acesso e no entorno do aeroporto. Exclusivamente à empresa compete solicitar ao Decea a homologação dos auxílios à Navegação Aérea (ILS CAT I e D-VOR) e submeter à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) as mudanças nas áreas operacionais do Aeroporto de Londrina para homologação do sítio aeroportuário.

Tópicos relacionados