Maria Izabel Reigada   |   02/01/2012 10:17

Europa começa a cobrar emissões de CO2 de aéreas

Desde ontem, as companhias aéreas que decolam ou aterrissam nos aeroportos da União Europeia estão obrigadas a respeitar as cotas máximas de emissão de CO2, pagando taxas por emissões adicionais a suas cotas.

Desde ontem, as companhias aéreas que decolam ou aterrissam nos aeroportos da União Europeia estão obrigadas a respeitar as cotas máximas de emissão de CO2, pagando taxas por emissões adicionais a suas cotas. Começou a valer ontem o sistema de comércio de emissões da União Europeia (Sistema ETS, siglas de Emission Trading Scheme). Segundo o sistema, todas as companhias têm uma cota de emissões permitida que poderá ser superada quando forem compradas cotas de outras empresas ou da União Europeia, como uma taxa. A União Europeia irá, ainda, determinar limites máximos de emissões para os aviões em seu continente como medida de combate às mudanças climáticas.

A Comissão Europeia determinou os valores de referência que serão usados para calcular as cotas de emissões para os períodos de 2012 e 2013-2020. Em nome das empresas aéreas, a Iata falou sobre as consequências que a determinação pode acarretar às companhias, uma vez que o custo somente neste ano poderia chegar a 1,2 bilhões de euros para a aviação – ou um quarto do volume previsto de lucros para este ano. Segundo a Iata, as companhias aéreas representam apenas 2% das emissões totais de CO2.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Izabel Reigada

Maria Izabel Reigada tem 8440 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS